Por: Mariana Barros Cardoso
Após confirmado o primeiro caso positivo na Madeira, é pedido a Marcelo Rebelo de Sousa que encerre o aeroporto do Funchal. Trata-se de uma turista holandesa que chegou dia 12. As autoridades estão já a controlar as entradas e saídas do hotel – Quinta do Sal, Funchal – onde a turista se encontra e aguarda resultados da contra-análise. O hotel está de quarentena.
O Governo da Madeira faz declarações após este caso positivo e vai aumentar as restrições na luta ao Covid-19.
Miguel Albuquerque, presidente do governo regional da Madeira, avança, em declarações que, “nesta nova fase o governo irá continuar a tomar todas as medidas necessárias para precaver esta pandemia na Madeira e a salvaguarda da vida e saúde das nossas famílias.”.
O presidente explica ainda que outras medidas sociais serão reavaliadas e determina hoje, dia 17 de março, “o fim de todas as atividades de animação de recriação turística, a partir de agora, na Madeira, como por exemplo excursões, passeios, visitas guiadas, rent a car ou atividades semelhantes”.
Miguel Albuquerque apela ainda para os locais se manterem em casa, saindo só para compra de bens necessários ou de saúde e os trabalhos de função pública se reduzem apenas ao necessário.
Aguarda-se uma decisão, enquanto os locais se manifestam, sobre o encerramento dos aeroportos da Madeira e Porto Santo.