O ministro das Finanças, Mário Centeno, anunciou, esta quinta-feira, que o Governo espera um crescimento da economia de 1,8% em 2017 e que o défice orçamental caia para 1,5%.
Os dados, anunciados por Mário Centeno na conferência de imprensa que se segue ao Conselho de Ministros, são melhores do que as expectativas do Governo, anunciadas em outubro do ano passado – na altura, o Governo previa um crescimento da economia de 1,5% e um défice de 1,6%.
“A previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2017 é de 1,8% e, tal como no Programa de Estabilidade do ano passado, haverá uma aceleração gradual deste crescimento ao longo do horizonte do Programa, até 2,2% em 2021”, afiançou, esta quinta-feira, o ministro das Finanças.
Quanto ao défice, o governante espera que caia para os 1,5% este ano e que melhore “em termos estruturais situando-se, sem medidas ‘one-off’ [temporárias], em 2021 num valor positivo de 0,9%”.
Nesta reunião do Conselho de Ministros, o Governo aprovou o Programa de Estabilidade e o Programa Nacional de Reformas, que serão discutidos no Parlamento durante a próxima semana.