Por: Djeisibel Lopes
Segundo o Barómetro da Informa D&B, desde o início do ano até ao dia 31 de julho, foram criadas 31.556 novas empresas em Portugal, mais 7% quando comparado ao período homólogo do ano passado.
De acordo com o indicador, os serviços empresariais e os serviços gerais mantêm a liderança na criação de novas empresas. Já o maior acréscimo percentual verificou-se nos transportes, com um aumento de 72% em comparação ao mesmo período de 2022.
Os setores do alojamento e da restauração registaram também um crescimento de 13% na criação de novas empresas.
A análise da Informa D&B destacou ainda os setores com maior queda percentual na criação de empresas, desde as atividades imobiliárias às tecnologias da informação e da comunicação.
No último ano, foram registados 14.259 encerramentos de negócios em Portugal e os mesmos setores das atividades imobiliárias e das tecnologias da informação e da comunicação foram os que registaram mais encerramentos do que há 12 meses.
O Barómetro da Informa D&B concluiu ainda que, no período em análise, foram iniciados 1.116 processos de insolvência, uma subida que também se verifica em mais de metade dos setores de atividade.