Por: Filipa Ribeiro
A Galp e o IKEA uniram-se para criar a maior rede de carregamento em espaços privados para veículos elétricos em Portugal. São 278 pontos de carregamento espalhados pelos parques de estacionamento de lojas IKEA, de norte a sul do país.
O plano, que inclui soluções de carregamento para os parques de estacionamento de clientes, parques privados para colaboradores IKEA e parques privados para carrinhas de distribuição, já se encontra operacional – nomeadamente nas lojas em Alfragide, Loures, Loulé, Matosinhos, Braga e nos centros comerciais MAR Shopping de Matosinhos e do Algarve.
A parceria serve, no entender da COO da Galp, Teresa Abecasis, como uma “resposta que o mercado pede face à tendência irreversível da eletrificação da mobilidade” por parte de “duas marcas fortemente empenhadas na descarbonização da economia”.
Uma visão que “está alinhada com a do IKEA” garante Ana Barbosa, responsável de sustentabilidade da empresa em Portugal.
A Galp já conta com cerca de 2.000 pontos de carregamento elétricos no país, tendo como objetivo alcançar, até 2025, os 10.000 pontos na Península Ibérica.