Home / Empresas / Deco Proteste alerta para custos adicionais por utilização do 5G
Deco Proteste
Deco Proteste alerta para custos adicionais por utilização do 5G (Foto: Pixabay)

Deco Proteste alerta para custos adicionais por utilização do 5G

A Deco Proteste, organização de defesa do consumidor, alerta para o custo adicional da utilização da rede 5G, argumentando a pouca cobertura ainda existente no território nacional. O preço praticado pelas operadoras de telecomunicações pode variar cinco euros para a utilização da tecnologia 5G, sobretudo nos pacotes com menos de 10 GB de internet.

Para além do preço, a organização testou a velocidade de download e upload do 5G e verificou que os valores estão ainda longe do que alguns operadores referem. A app QualRede da Deco Proteste consegue medir a velocidade e a qualidade da internet móvel e apurou que a velocidade média de download é de 140 megabits por segundo (Mbps), o quádruplo do 4G e de 17,5 Mbps de upload, quase o dobro do 4G.

A NOS e a Vodafone anunciam que o 5G tem uma velocidade até 10 gigabits por segundo (Gbps) e o tempo de resposta até 5 milissegundos, avança o comunicado.

Relativamente aos custos, as operadoras cobram cinco euros por mês, o que equivale a 60 euros por ano, pela utilização do 5G, a não ser que os consumidores tenham um tarifário Vodafone, MEO ou NOS com, pelo menos, 10 GB de internet.

De acordo com o comunicado, as três operadoras optaram por cobrar um valor adicional pela utilização do 5G nos tarifários que são mais utilizados e, por sua vez, mais baratos, algo que não se passou com as tecnologias mais antigas.

António Alves, coordenador de Hi-tech da Deco Proteste, afirma que “o 5G está em fase inicial de implementação, com cobertura ainda reduzida, pelo que pouco sentido faz cobrar mais para conceder o acesso à tecnologia”, acrescentando a “importância de esclarecer os consumidores sobre a fase de desenvolvimento do 5G, bem como o seu real impacto, no momento, na vida digital dos portugueses”.