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Luciano Peixoto, Administrador, Casa Peixoto
Luciano Peixoto, Administrador, Casa Peixoto (Foto: Divulgação)

Desafios rumo ao futuro no caminho das PME

Por: Luciano Peixoto, administrador da Casa Peixoto

A pandemia tem vindo a colocar um conjunto de desafios e novas capacidades para as lideranças, exigindo que os processos de aprendizagem nas organizações se tornem mais ágeis, dinâmicos e adequados às questões emergentes e importantes a cada momento.

Encarar a mudança como o motor do desenvolvimento das empresas, repensar as estratégias não apenas para sobreviver, mas para prosperar, ter ambição de ir mais longe da geografia habitual e zonas de conforto e perspetivar no alcance os mercados internacionais, são essenciais para os líderes de transformação neste século XXI. Para isso, é importante implementar novas práticas de controlo de gestão, apostar na formação e qualificação do talento, construir uma cultura organizacional.

Também nas PME, estes aspetos devem estar no mindset dos decisores no caminho para a profissionalização dos seus negócios, bem como prepararem-se para o desafio de responder a um mundo em transformação que exige mudanças significativas e de vários níveis. Mudança nas estratégias das empresas relativamente à confiança, à transferência de conhecimento e dinâmicas culturais da sua organização; mudança na gestão com uma nova atitude e abordagens criativas para lidar com a disrupção, e com uma visão estratégica clara sobre o futuro da empresa.

As PME continuam a constituir a esmagadora maioria do tecido empresarial português, e a criarem oportunidades de trabalho, de geração de valor, de contributo para a sociedade, mesmo perante os desafios e situações excecionais que as empresas e o mundo têm estado a viver. Nos dois últimos anos, muitos empresários portugueses têm vindo a enfrentar desafios demasiado exigentes. Mas, também, por outro lado, há os que souberam mostrar criatividade, resiliência e flexibilidade, adaptando-se rapidamente ao novo contexto dos negócios, afirmando-se como forças de mudança no panorama dos negócios. Desta forma, têm conseguido não apenas evitar a destruição de valor, mas também identificar oportunidades e caminhos para conduzir as suas empresas rumo a um futuro.

Sabemos que não existe uma fórmula que possa ser aplicada a todas as pequenas e médias empresas. Há muitos fatores que podem criar disrupção, desde a atividade, à estrutura da organização, possibilidades de financiamento, solidez financeira, entre outros. Mas é fundamental que o empresário tenha em mente que deverá considerar a elaboração de uma estratégia baseada nas particularidades do seu negócio, o que significa pensar no contexto em que a sua empresa está inserida, na inovação considerando as ferramentas que tem à disposição, nas novas tendências de serviços e consumo do seu segmento de mercado. E, sobretudo, ter uma visão a longo prazo, de forma sustentável. Como? Investindo em novas parcerias que contribuam para construir novos negócios e reputação, no caso das empresas que trabalham com stock de mercadorias, ter uma gestão eficiente e equilibrada da oferta e da procura; controlo financeiro, nomeadamente do fluxo de caixa e informação como análises financeiras que permitam traçar objetivos e metas e fazer previsões realistas para os próximos meses; planeamento e gestão de riscos.

Entre as boas práticas de gestão, ter abordagens adequadas no mercado, investir na formação das pessoas, responsabilizá-las, apostar em chefias capazes de transformar as suas equipas e organizações, mantendo-as motivadas e maximizando o seu desempenho, são as que destaco para as empresas desenvolverem competências que irão contribuir para se tornarem impulsionadores de mudança positiva e com impacto.

É certo que estes são processos que habitualmente são muito mais comuns às grandes empresas. Mas pensar como uma grande empresa é também uma forma de uma PME avançar e ganhar escala, mantendo-se simultaneamente ágil e adaptável. As empresas PME que são geridas com conhecimento, honestidade e com esta visão de sustentabilidade do seu negócio, são as que vêm construindo uma trajetória consistente de expansão, deixando lições importantes para o país.