Por: José Oliveira, CEO da BI4ALL
Nos dias de hoje, a digitalização é um pilar fundamental para uma economia competitiva e inclusiva. A conversão para o digital representa um novo espaço em que todos os intervenientes económicos se podem relacionar, com vantagens evidentes de redução de barreiras geográficas, minimização do tempo essencial para a execução de cada processo e na criação de um mercado verdadeiramente global para as empresas que nele participam de forma mais ativa.
Mas, como podemos transformar a digitalização de processos numa vantagem competitiva? Se, por um lado, existe já um enorme número de organizações que dispõe de serviços digitais sofisticados, por outro, existem empresas que ainda estão bastante atrás no que diz respeito à transformação digital.
De acordo com a IDC, apenas 37% das organizações nacionais têm uma estratégia de transformação digital alinhada com a estratégia de negócio. E, neste sentido, é urgente que se ajuste o modelo de negócio beneficiando dos avanços tecnológicos, em prol da maximização de dados úteis para que, finalmente, se possa prestar uma melhor experiência ao cliente.
A tecnologia, atualmente, já não afeta apenas os produtos ou serviços que a empresa comercializa ou a forma como
os comercializa, afeta também todos os processos internos de uma organização. Desta forma, a digitalização de processos é hoje um tema que representa, para as empresas, novos desafios e novas oportunidades, seja qual for o seu setor de atividade.
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