Home / Empresas / “Inovamos com este desinfetante têxtil” – Pedro Santos Martins
Inokem é portuguesa e exporta desinfectante têxtil para Europa
Pedro Santos Martins da Inokem

“Inovamos com este desinfetante têxtil” – Pedro Santos Martins

Por: Mafalda Marques

No combate à propagação da Covid-19, surge uma solução desinfetante criada pela portuguesa Inokem, que atua em tecidos e calçado.

Em 2007 nascia a Inokem, fruto da necessidade de mudança que o setor já exigia há muito. Com apenas cinco pessoas e décadas de experiência na indústria, começou uma aventura que perdura até aos dias de hoje.

Uma empresa 100% portuguesa mas com visibilidade mundial, foram esses os pressupostos orientadores da fundação da empresa.

Com foco na qualidade e no ambiente, a Inokem desenvolveu uma gama de soluções adaptadas aos vários setores que, até ao presente, são referências no setor.

A evolução nos primeiros anos foi de tal forma exponencial, que lhes permitiu criar um departamento ligado exclusivamente à biotecnologia, hoje um foco de destaque nacional, nomeadamente na gama dos enzimáticos.

De Portugal para a Europa

A Inokem criou o Vircov Tex, uma solução desinfetante produzida em Portugal e vendida na Europa, devidamente notificada na Direção-Geral da Saúde como TP2 e desenvolvida exclusivamente para a desinfeção rápida de têxteis e calçado, no qual o vírus mantém uma resistência superior a 72 horas.

p.v.p 15 euros para mil pulverizações

É um germicida, bactericida, fungicida e virucida de aplicação rápida e fácil, adequado para a desinfeção de roupas, peles, tecidos, calçado e EPI (equipamentos de proteção individual), sem danificar quaisquer tipo de tecidos ou pele, metais, materiais sintéticos ou borrachas.

Usado como medida complementar à prevenção da propagação dos mais variados vírus, nomeadamente SARS_COV2 (Covid-19), implementando a desinfeção no início e no fim das deslocações ou operações, diminui assim a probabilidade de contaminação cruzada.

“Temos como principal objetivo continuar a investir no desenvolvimento de novos produtos exclusivos no mercado. Apostamos na inovação e na qualidade como fator diferenciador num setor cada vez mais exigente”, explica Pedro Santos Martins, sócio e diretor executivo na Inokem.

Com a aplicação desta solução, os tecidos ficam esterilizados e seguros em menos de 12 segundos.

O simples facto de experimentar roupa numa loja tornou-se uma missão complicada. Esta solução permite que os lojistas mantenham o seu modelo de negócio, bastando para tal aplicar três a quatro pulverizações na peça alvo de experimentação, estando esta 12 segundos depois, pronta a ser comercializada.

Foco em investigação e desenvolvimento

Tendo a sustentabilidade como um dos focos principais, a utilização de Vircov Tex permite reduzir substancialmente o número de lavagens dos têxteis para controlo viral.

Cada embalagem permite cerca de mil pulverizações, sendo uma das soluções de controlo pandémico disponíveis no mercado, com aplicações tão abrangentes como a desinfeção de bancos de viaturas, colchas de cama, fronhas, toalhas de praia, chapéus, chinelos, malas de viagem, tecidos de qualquer tipo, pele, cadeiras de escritório, sofás, cortinados, entre outros.

Esta solução está inserida na Gama Vircov, destinada ao controlo pandémico em todo o ciclo de propagação, criada pela portuguesa Inokem.

Questionado sobre onde marcam a diferença, Pedro Santos Martins adianta: “As soluções sustentáveis, onde a compatibilidade ambiental dos nossos produtos são um foco permanente e fazem parte da nossa missão usar matérias primas cada vez mais naturais, permitem o impacto zero na utilização no meio ambiente”.

“Na inovação, onde o nosso departamento trabalha todos os dias na concepção de novas formulas que utilizem a biologia como base para as soluções de futuro”, esclarece.

“Na tecnologia, pois recorremos às mais recentes técnicas de engenharia, no desenvolvimento de soluções mais eficientes e “amigas” do ambiente”, termina.