Home / Empresas / Dez por cento das empresas em Portugal podem fechar dentro de um ano
PME reestruturadas Investimento das empresas paraísos fiscais nascimentos de empresas empresas em portugal economia pme magazine
Foto de arquivo

Dez por cento das empresas em Portugal podem fechar dentro de um ano

A Informa D&B atualizou o seu modelo de avaliação de risco de falência, concluindo que 9,7% das empresas em Portugal apresentam risco elevado de fechar nos próximos 12 meses.

 

O estudo indica, ainda, que 18,7% das empresas apresentam risco moderado de fechar e 61,2% apresentam risco mínimo ou reduzido.

A Informa D&B alterou o seu modelo de avaliação de risco, tendo em conta 3500 variáveis diferentes, entre elas dados financeiros, ações judiciais e outros dados demográficos.

Segundo a consultora, “as contas a receber de clientes totalizam 56 mil milhões de euros em todo o tecido empresarial português (quase um terço do Produto Interno Bruto)”, sendo que apenas 20% das empresas em Portugal pagam dentro dos prazos.

O risco comercial aumenta quanto maior for o atraso no pagamento a fornecedores. Segundo a Informa D&B, as empresas que se atrasam mais de 120 dias apresentam uma taxa de falência 16 vezes superior às empresas que pagam dentro dos prazos acordados.

As empresas têm, ainda, maior risco de fechar se têm entre 2 e 9 anos de vida, são de média dimensão (entre nove e 250 empregados) e se são dos setores de indústria extrativa, alojamento, restauração e construção.

Na questão financeira, diz a consultora, há uma relação próxima entre o risco comercial e baixa solvabilidade e rendibilidades negativas do ativo.