A Direção-Geral da Saúde (DGS) lançou um guia com todas as normas e orientações para todos os setores de atividade seguirem no regresso ao trabalho em segurança face à pandemia de Covid-19.
O novo guia apresenta, ao todo, 14 documentos diferentes: três normal, 13 orientações e uma circular informativa sobre o uso de máscaras.
Em média, cada setor de atividade tem de respeitar pelo menos quatro documentos da DGS, sendo os setores de organização de eventos, mas também os circos, empresas de atividades de dança, feiras, parques de atividades, touradas, clínicas de fisioterapia e osteopatia os que têm de cumprir mais normas.
Já os hotéis, centros de massagem ou medicina chinesa têm de cumprir sete documentos da DGS, enquanto as companhias aéreas, escolas de música ou de condução, cabeleireiros, tatuadores, postos de turismo ou restaurantes têm de cumprir seis destes documentos.
Entre os setores que têm de cumprir menos normas estão os da pesca. Piscinas, praias, empresas que gerem elevadores, jardinagem, empresas de agricultura e ainda as reuniões de condomínio.
A DGS esclarece que o guia “não substitui a consulta das orientações específicas para cada estabelecimento, instituição ou serviço sempre que existam, nem da legislação em vigor” e que as “medidas devem ser aplicadas após determinação da retoma da atividade respetiva”.
Conheça o guia completo aqui.