Home / Empresas / Empreendedorismo / Digital Leaders: a plataforma que dá voz às personalidades do digital
Digital Leaders
Canal da Digital Leaders conta com 40 entrevistas até ao momento (Foto: Divulgação)

Digital Leaders: a plataforma que dá voz às personalidades do digital

Por: Diana Mendonça

Digital Leaders é o nome da nova plataforma digital criada pela .PT e pela Associação da Economia Digital (ACEPI) que através de um conjunto de entrevistas pretende dar a conhecer a experiência e visão de vários profissionais e organizações ligados à digitalização da economia e da sociedade em Portugal.

“A ideia da plataforma surgiu a partir de um desafio lançado pela ACEPI – Associação da Economia Digital ao .PT, como forma de potenciar e dar a conhecer quem tem promovido o digital em Portugal, quer pelos projetos e ideias que desenvolve, quer pelas empresas que lidera. O .PT aderiu de imediato à ideia e, em conjunto, produzimos o Digital Leaders que esperamos que seja um sucesso”, diz Luísa Ribeiro Lopes, presidente do conselho diretivo do .PT e coordenadora geral do INCoDe.2030, em entrevista à PME Magazine.

O projeto tem como objetivo a partilha de experiências, conhecimentos e visões sobre os desafios os líderes de organizações públicas e privadas, da academia, das startups e de outras personalidades enfrentam no digital.

“Este projeto reúne um conjunto muito vasto de personalidades, cada um com a sua própria experiência com o mundo digital e como este impacta as suas vidas e a sua atividade profissional. Como tal, as entrevistas cobrem uma grande diversidade de temas, desde a formação e educação, empreendedorismo e novos negócios, marketing e comunicação, o papel da sociedade civil e os desafios da máquina do Estado, mas sempre com um aspeto em comum: o digital”, explica Luísa Ribeiro Lopes.

As entrevistas presentes na plataforma estão divididas em duas áreas, economia digital e sociedade digital, e seis temas: The Business Viewpoint, The Startup Way, Marketing Talks, Futures of Education, NextGen Society e ePortugal.

Estas categorizações das entrevistas têm como objetivo orientar “o público que está interessado em acompanhar estes temas e a visão de muitos dos players que já gravaram os seus depoimentos”, explica a responsável.

“O digital está hoje muito presente no nosso quotidiano. Estamos a caminhar para uma sociedade cada vez mais digital, a transformar as nossas empresas e a modernizar os serviços públicos, mas ainda é necessário fazer um trabalho muito próximo e de desenvolvimento das competências digitais junto dos cidadãos. É nesse sentido que importa debater, educar e pensar o digital, pois não se trata de um fim em si mesmo e deve ter um propósito humanista”, salienta Luísa Ribeiro Lopes.

Neste momento, o canal da Digital Leaders conta com 40 entrevistas organizadas em programas temáticos. Mário Campolargo, secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Hélder Rosalino, do Banco de Portugal, Daniel Traça, da Nova School of Business and Economics, Ana Figueiredo, da Altice Portugal e o apresentador Rui Unas são algumas das personalidades entrevistadas.

Luísa Ribeiro Lopes revela que não existiu uma lista fixa de critérios para a escolha dos entrevistados, pois a preocupação estava voltada para trazer uma diversidade de “protagonistas que têm tido uma voz ativa na área da digitalização de pessoas, empresas ou Estado”.

A presidente do Conselho Diretivo do .PT revela ainda que a escolha dos entrevistados é “um trabalho que esperamos que tenha continuidade, ou seja, a lista de personalidades entrevistadas não está concluída, é dinâmica e queremos ter novas perspetivas”.

“Recolher mais testemunhos de líderes que inspirem cada vez mais profissionais a tornar o país mais digital” é o principal objetivo da plataforma, remata.