Por: Constança Ladeiro
Os portugueses Maria Estarreja, diretora executiva do Retail Innovation Lab da Católica Lisbon e Hélder Barbosa Ferreira, professor assistente no Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing (IADE) e Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM) fazem parte do Top Retail Experts 2025.
De acordo com um comunicado enviado às redações, esta distinção anual celebra profissionais que demonstram uma liderança visionária e um contributo excecional para o desenvolvimento do setor.
Entre os reconhecidos estão dois portugueses: Maria Estarreja, diretora executiva do Retail Innovation Lab da Católica Lisbon e presidente do Knowledge Center, e Hélder Barbosa Ferreira, estratega em transformação digital e professor assistente no IADE e IPAM.
Maria Estarreja salienta o orgulho da distinção
Em resposta à PME Magazine, Maria Estarreja, afirma que ser reconhecida como Top Retail Expert pelo segundo ano consecutivo tem um enorme significado. “É um motivo de orgulho enquanto portuguesa poder trazer este reconhecimento para o nosso país. Significa que neste setor de negócio somos considerados e respeitados”, sublinha a diretora executiva.
Com uma carreira de mais de 20 anos, Maria Estarreja destacou-se pela gestão de marcas como Super Bock, Pedras e Ariel, e pelo seu papel em relacionar conhecimento académico com a aplicação prática no setor.
Hélder Barbosa realça a responsabilidade do título
Hélder Barbosa, CEO de uma empresa de prestação de serviços de gestão, consultoria e formação e com uma carreira marcada pela transformação digital no setor, explica à PME Magazine que olha para este reconhecimento com grande responsabilidade, não só porque o título serve como reforço do seu posicionamento neste setor, mas também porque se trata de pessoas que são apaixonadas pela área e compreendem o impacto que o retalho tem na vida das pessoas e na riqueza produzida.
Além disso, ambos os Top Retail Experts 2025 identificam desafios como a adaptação ao comportamento do consumidor, a integração de tecnologias emergentes e a implementação de práticas sustentáveis.
Enquanto Maria Estarreja enfatiza o papel da academia em preparar profissionais para o futuro, Hélder Barbosa Ferreira reforça a importância de criar estratégias que unam tecnologia e pessoas de forma equilibrada. ”Acredito na criação de novas oportunidades de empregabilidade com valor acrescentado (…) sem fazer perigar a humanização da experiência, ainda que esta possa ser totalmente autónoma e digital”, conclui Hélder Barbosa.
O Top Retail Experts 2025 é elaborado pela revista norte-americana RETHINK Retail, em parceria com a Microsoft e a Cognizant.
Os premiados são selecionados com base em critérios como participações em eventos globais, publicações relevantes e impacto mediático e académico.