Home / Opinião / E agora? Toca a reinventar, mas tudo em digital!
sandra brás
Sandra Brás, Partner e Diretora de Comunicação da Ivy Brand Agency (Foto: Divulgação)

E agora? Toca a reinventar, mas tudo em digital!

Por: Sandra Brás, Partner e Diretora de Comunicação da Ivy Brand Agency

A comunicação institucional enfrentou vários desafios no ano passado, e tivemos que nos adaptar a este ambiente de mudança e reinventarmo-nos em “digital” por causa da queda de uma umbrella.

Os trabalhos híbridos, destacam-se nos eventos e em apresentações, tendo assim as marcas encarado uma indagação mais do que nunca. Setores de atividade que, anteriormente, tinham o seu calendário de eventos como a alma das duas atividades de marketing, deram um salto gigante na sua comunicação e na diminuição de custos. Antigamente, a questão era: “irei ao evento x …” e neste momento já não é mais um issue, dado que as alternativas em conteúdo online preencheram vazios.

Digital media relations, SEO, marketing interno são os vencedores e diria que as companhias que continuam a implementar estas estratégias também o são. Obviamente, que os eventos físicos estão a acontecer, mas não os consigo ver numa parte tão significativa de marketing para o imaginável.

Fomos ensinados a trabalhar a partir de casa, sendo eficaz com muitos benefícios, e no final das contas os clientes não nos despediram e continuarão a não nos despedir por fazermos o nosso trabalho com mais qualidade, com mais eficácia.

Nós, agências, precisamos de continuar a ser uma indústria sociável, apesar de que mais digitais. Criarmos hubs, espaços fluídos de propriedade coletiva e partilha de conhecimentos, é dar às pessoas a escolha de como elas podem trabalhar melhor e em tempo real, com melhor qualidade.

Os media estão mais fáceis de contatar através de email, mensagens de LinkedIn e até do Twitter, também eles se adaptaram, assim como nós. Contudo, tudo se resume a conhecer os contatos jornalísticos mais próximos, o que odeiam, o que gostam, é o método infalível.

De acordo com a Reuters Institute, o consumo de notícias aumentou em todo o mundo, especialmente online e neste sentido acredito que jamais voltemos aos velhos hábitos. Esta onda de mudança provou-nos benefícios na rapidez de criação de histórias! O reinventar da comunicação… em digital!