Quinta-feira, Novembro 21, 2024
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“É preciso liberdade entre empresa, marca e influencer” – Catarina Barreiros

Por: Afonso Godinho e Rafaela Silva 

Catarina Barreiros, a influenciadora digital conhecida por abordar áreas como a sustentabilidade e o ambiente, é a figura de destaque deste mês na rubrica do Influencia-me. Em parceria com a marca IKEA, foi desenvolvida uma campanha de marketing de influencers, na qual a criadora de conteúdos teve total liberdade para promover produtos da marca sustentáveis. 

Há vários anos com presença no mundo das redes sociais, Catarina Barreiros começou a falar da sustentabilidade há pouco mais de três anos, tendo realizado a sua primeira parceria profissional em 2018, precisamente com a IKEA. Em entrevista à PME Magazine, a influencer destaca a vantagem que estas campanhas proporcionam para comunicar com os seguidores sobre boas práticas e temas do seu interesse.  

Esta é uma ideia partilhada pela Country Manager da IKEA, Helena Gouveia, que acredita que a marca gosta “de olhar para o trabalho com influenciadores como uma forma de chegar mais próximo às pessoas, com uma mensagem mais direta e pessoal”. Desta forma, a influenciadora reconhece a iniciativa da marca pelo seu “grande potencial e com um grande investimento na sustentabilidade de maneira séria”.  

A IKEA trabalha tanto com micro e nano influenciadores, sendo que, por vezes, adota uma estratégia focada em figuras de maior alcance dada a facilidade que estas têm de passar a mensagem mais rapidamente e a um maior número de pessoas. No entanto, a escolha da Catarina enquanto figura central desta campanha foi propositada, uma vez que o objetivo da marca era passar valores sustentáveis e de bem-estar, de consciência ambiental e responsabilidade social, de uma forma criativa.  

Naquela que foi a campanha com influenciadores digitais com maior sucesso para a marca, a ligação foi benéfica para ambas as partes culminando num conteúdo relevante com destaque internacional, o que projeta tanto o papel dos influenciadores no marketing digital como os produtos da IKEA.  

Para esta campanha, a empresa apostou num plano estratégico que lhe permitisse chegar a diferentes targets, de forma orgânica e em plena concordância com as metas de sustentabilidade traçadas pela IKEA para a próxima década. 

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