Home / Destaques / EAD ultrapassa os 300 milhões de digitalizações em 30 anos de atividade  
Grupo EAD
Tudo começou com o seu fundador e atual CEO, Paulo Veiga, a tropeçar numa caixa de arquivo, enquanto fazia o seu estágio (Fonte Grupo EAD)

EAD ultrapassa os 300 milhões de digitalizações em 30 anos de atividade  

Por: Redação 


A EAD, Empresa de Arquivo de Documentação, a comemorar o seu 30º aniversário, ultrapassou os 300 milhões de digitalizações.   

Tudo começou com o seu fundador e atual CEO, Paulo Veiga, a tropeçar numa caixa de arquivo, enquanto fazia o seu estágio em Madrid, Espanha. Este acontecimento despertou várias ideias no jovem que garantiu apoio por parte do CPIN – Centro Promotor de Inovação e Negócios, tendo avançado com a criação, daquela que viria a ser a empresa pioneira do setor em Portugal.   
  
Desde a sua criação tem estado na vanguarda da transformação digital do setor arquivístico português, deixando uma marca única com a sua dedicação à inovação, qualidade e serviços. Atingindo agora 30 anos, está preparada para embarcar numa nova era de crescimento e inovação.  

“A EAD cresceu e até agora apoiou cerca de 2000 empresas no setor público e privado”.  

 
A EAD, com sede em Palmela, Setúbal, tem evoluído para atender às novas necessidades dos seus clientes e da indústria. Ao longo das últimas três décadas, a EAD cresceu e até agora apoiou cerca de 2000 empresas no setor público e privado.  
  
“É um marco incrível para a EAD servir o setor arquivístico português durante 30 anos. O nosso compromisso em preservar e digitalizar registos e documentos de valor inestimável tem sido inabalável. Orgulhamo-nos por desempenhar um papel fundamental na modernização do panorama arquivístico em Portugal”, afirma Paulo Veiga, CEO da EAD.  

“A empresa apresenta um volume de negócios de cerca de 53 milhões de euros.”  


As conquistas da EAD, em 30 anos, são uma prova da sua dedicação e experiência. A companhia realizou 300 milhões de digitalizações, elevando a acessibilidade a documentos históricos e garantindo a sua preservação para as gerações futuras. A empresa apresenta um volume de negócios de cerca de 53 milhões de euros, incorporou perto de um milhão de documentos nos seus arquivos e destruiu mais de 500 mil arquivos. 
 
  
A EAD orgulha-se do investimento feito em certificações e sustentabilidade. Nos últimos 30 anos, a empresa reciclou, aproximadamente, duas toneladas e meia de papel, contribuindo para a preservação do meio ambiente e para um futuro sustentável. Detém as certificações de ISO 14001:2012 desde 2004, os certificados do sistema integrado de gestão relativo às normas NP EN ISO 14001, NP EN ISO 9001 e OHSAS 18001. Detém ainda a acreditação na marca OTAN no grau NATO SECRET, pelo Gabinete Nacional de Segurança.  
  
Além das conquistas em Portugal, a EAD estendeu o seu alcance internacionalmente. A empresa expandiu-se para a Roménia em 2019 com o lançamento da EAD Digital Romania. Em 2023, adquiriu uma empresa espanhola denominada Delete, reforçando a sua presença na Península Ibérica e no setor de arquivo e digitalização.  
  
Ao comemorar 30 anos pioneiros, a EAD olha para o futuro com expetativa. Com um historial de inovação e uma paixão pela preservação da história, a EAD continua a ser uma força motriz no setor arquivístico português e das empresas.   

“O Futuro da EAD assenta na permanente vontade de cumprir a nossa missão, proporcionar aos nossos clientes soluções de gestão documental e transformação digital, de modo personalizado, visando a prestação de serviços de excelência, sempre em linha com a nossa visão e valores”, assume Paulo Veiga.  
  
A EAD ambiciona, na próxima década, faturar 100 milhões de euros e ser reconhecida como a melhor empresa de gestão documental da península ibérica.