Home / MERCADO / Economia / Economia portuguesa estagnou no segundo trimestre
inspeções do Fisco economia portuguesa trabalhadores economia mundial pme magazine
Foto de arquivo

Economia portuguesa estagnou no segundo trimestre

Previsões apontavam para um crescimento da economia portuguesa de 1%, o que não se registou.

 

A economia portuguesa continuou estagnada no segundo trimestre do ano. Segundo a estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatística (INE), o produto interno bruto (PIB) português subiu 0,8% face ao segundo trimestre de 2015 e apenas 0,2% face ao primeiro trimestre do ano.

Segundo o INE, a economia portuguesa foi penalizada por um “crescimento menos intenso do consumo privado e uma redução mais expressiva do investimento”.

Em sentido inverso, “a procura externa líquida passou a ter um contributo ligeiramente positivo, refletindo a desaceleração mais acentuada das Importações de Bens e Serviços em comparação com a das Exportações de Bens e Serviços”.

Estes valores apenas serão confirmados no final do mês, mas, a manterem-se, ficarão abaixo das previsões dos principais bancos portugueses, que anteviam um crescimento homólogo de 1% e de 0,5% em termos trimestrais.

Recorde-se que o Governo prevê que a economia cresça este ano 1,8%. Mais pessimistas são as previsões da Comissão Europeia (1,55%), FMI (1,4%) e OCDE (1,2%).

Recorde-se que no primeiro trimestre a economia portuguesa cresceu 0,9% face ao primeiro trimestre de 2015.