Home / MERCADO / Economia / Economia portuguesa recua 0,2% no segundo trimestre do ano
PIB português
A zona euro registou um aumento em cadeia de 0,7% (Foto: Unsplash)

Economia portuguesa recua 0,2% no segundo trimestre do ano

Por: Diana Mendonça

O PIB português cresceu 6,9%, no segundo trimestre do ano, comparando com o período homólogo em 2021. Contudo, na variação em cadeia, o PIB contraiu 0,2%, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE). Por sua vez, a zona euro cresceu 0,7% em cadeia.

Esta variação é resultante do contributo negativo da procura interna para a variação do PIB. A diminuição do consumo privado e do nível de investimento, em termos internos, não foi compensado pelos aumentos da procura externa líquida, nomeadamente, das exportações.

“Os preços implícitos nos fluxos de comércio internacional aumentaram significativamente, tendo-se registado uma maior aceleração nas exportações devido às componentes de serviços, determinando uma perda dos termos de troca menos intensa que no trimestre anterior”, revela a nota do INE.

O crescimento de 6,9% face ao período homólogo é explicado pelo INE pelo efeito das “várias medidas de combate à pandemia que condicionaram a atividade económica”.

Já a zona euro registou um aumento em cadeia de 0,7%, no segundo trimestre do ano, e a União Europeia 0,6%, de acordo com os dados do Eurostat.

Em relação ao período homólogo, o PIB da zona euro e da União Europeia cresceu 4%. Já em relação ao primeiro trimestre de 2022, face ao mesmo período em 2021, a zona euro cresceu 5,4% e a União Europeia 5,5%.