Home / MERCADO / Economia / Ecossistema Microsoft gera impacto de 2,4% do PIB Nacional
economia nacional
O valor anual gerado pela empresa foi de 1.500 milhões de euros em 2022 (Fonte: Freepik)

Ecossistema Microsoft gera impacto de 2,4% do PIB Nacional

A Microsoft Portugal divulgou as conclusões do mais recente estudo sobre o impacto económico e social do ecossistema Microsoft em Portugal, onde aborda a importância da atividade do ecossistema da empresa e o impacto, direto e indireto, para a economia nacional.

Segundo os resultados, o valor económico gerado na economia portuguesa associado à Microsoft Portugal, incluindo a atividade do seu ecossistema e a produtividade gerada pelos seus produtos, ascende os 4.9000  milhões de euros, sendo responsável por ter um impacto no PIB nacional na ordem dos 2,4%.

Os produtos e serviços comercializados pela Microsoft em Portugal induzem fortes ganhos de produtividade nos utilizadores, tendo gerado um retorno de cerca de 1.700 milhões de euros no último ano de investimento.

E, quando analisados os ganhos de produtividade globais associados à utilização do Teams nas empresas portuguesas, o valor ronda igualmente os 1.700 milhões de euros. Já o valor anual gerado diretamente pela Microsoft Portugal e sua rede de parceiros, bem como os efeitos indiretos e induzidos dessa atividade em 2022, foi de 1.500 milhões de euros.

Este estudo não reflete o papel da Microsoft, mas espelha sim o sucesso de clientes e parceiros e o impacto que estes geram na economia quando usam as soluções que desenvolvemos para trabalhar, para ensinar e para entregar melhor serviço aos cidadãos”, conta Andrés Ortolá, diretor geral da Microsoft Portugal.

Para o cálculo da relevância económica e social deste ecossistema, recorreu-se às metodologias de análise “input – output”, que se centram nas relações intersectoriais e nos efeitos de arrastamento das principais atividades económicas, e nos efeitos induzidos adicionais, tendo ainda sido realizado um inquérito às entidades de maior dimensão ao nível do Field Revenue Accountability (FRA).