Destinado a empresas do setor energético, o programa já providenciou mais de 100 milhões de dólares para startups e projetos piloto. As candidaturas para o Free Electrons estão abertas até ao dia 29 de março.
Esta é a 5.ª edição do programa Free Electrons, que junta startups e utilities líderes do setor energético, no desenvolvimento de soluções nas áreas da energia limpa, gestão e eficiência energética, soluções para o cliente, redes inteligentes e comunidades energéticas, entre outras.
Com candidaturas abertas até ao dia 29 de março, o programa abrange todas as empresas energéticas a nível mundial, sendo a EDP uma das participantes. A final do concurso está marcada para novembro, altura em que será conhecida a startup vencedora de um prémio de 200 mil dólares.
Desde a primeira edição do Free Electrons, em 2017, que inúmeras parcerias entre pequenas e grandes empresas do setor energético têm mostrado resultados, após um investimento de mais de 100 milhões de dólares em projetos-piloto e outros negócios, sendo que, desde a sua criação, o programa já aceitou mais de 2300 candidaturas, das quais foram selecionadas 130 startups de 17 países.
A edição de 2021 terá a duração de oito meses e, consoante a evolução da situação pandémica, será em formato virtual ou presencial. Na possibilidade de ser presencial, os módulos finais do programa terão lugar em Melbourne, na Austrália, Lisboa, em Portugal, Hong Kong, na China, e Dublin, na Irlanda.
O programa é apoiado por um consórcio de grandes empresas energéticas, como a Ausnet Services (Austrália), DEWA (Dubai), EDP e Beta-i (Portugal), ESB (Irlanda), E-ON (Alemanha), Origin Energy (Austrália), SP Group (Singapura), TEPCO (Japão), American Electric Power (EUA) e a CLP (Hong Kong).