Por: Maria Carvalhosa
Segundo o estudo da consultora OnStrategy, a Elta, o Ikea e a Nestlé lideram o ranking das marcas com a melhor perceção de ESG, num resultado associado à sustentabilidade das marcas e dos setores de atividade pelos cidadãos portugueses, referente aos cinco primeiros meses de 2022.
Esta pesquisa avalia 24 atributos associados às dimensões de ambiente, sociedade e governo, tendo por base um trabalho de campo realizado junto de mais de 40.000 cidadãos online e mais de 10.000 cidadãos presencialmente ou por telefone. Apenas nove marcas se destacam com uma forte perceção (entre 70 e 80 pontos).
“Ao desenvolvermos pela primeira vez este estudo desde o início do ano, constatámos que apesar de se tratar de um tema já recorrente e permanentemente exposto nos meios de comunicação, e mesmo os cidadãos afirmando-se sensíveis quanto à relevância e importância da sustentabilidade, ainda há um grande desconhecimento destes em relação ao que as marcas e os setores de atividade estão a desenvolver e implementar no que respeita a esta matéria. Esta constatação é tão mais evidente quando se compara este índice com os que habitualmente divulgamos no que respeita à reputação das marcas ou mesmo à responsabilidade social corporativa das mesmas, em que na grande maioria dos casos a avaliação da implementação de práticas de ESG cai mais de 10 pontos quando comparada com esses indicadores”, refere Pedro Tavares, managing partner da OnStrategy.