Home / Empresas / Empreendedorismo / Embaixada dos Estados Unidos incentiva empreendedorismo feminino
Embaixada EUA
As inscrições para o programa estão abertas até dia 21 de fevereiro (Foto: Pixabay)

Embaixada dos Estados Unidos incentiva empreendedorismo feminino

A Embaixada dos Estados Unidos da América em Portugal abriu um programa destinado a todas as mulheres empreendedoras, incentivado pela Academy for Women Entrepreneurs (AWE).

Em Portugal pela primeira vez, a AWE, em parceria com o Impact Hub Lisbon (uma das maiores redes de empreendedorismo em Portugal), irá premiar os três melhores projetos, num total de 30.000 dólares (cerca de 25 mil euros), programa promovido através da Embaixada.

O programa, inteiramente online e aberto a mulheres de qualquer nacionalidade, residentes em Portugal, é destinado a todas as empreendedoras com ideias para lançar um negócio próprio, ou que já tenham um projeto com um máximo de dois anos de atividade.

Kristin M. Kane, Chargé d’Affaires da Embaixada dos EUA, reforça o objetivo da iniciativa “em apoiar mulheres a fazerem parte do mercado de trabalho global” ao dar-lhes “as ferramentas de que precisam para lançar ou fortalecer os seus projetos”, o que irá aumentar a taxa de empreendedorismo feminino.

O programa irá englobar uma formação em empreendedorismo, talks com líderes femininas e um acompanhamento por parte de especialistas. No final, o objetivo é promover uma apresentação de cada projeto, com a presença de vários especialistas nacionais em empreendedorismo.

Francesco Rocca, diretor do Impact Hub Lisbon, encara esta iniciativa como um prolongamento do “trabalho de fortalecimento do ecossistema de empreendedorismo feminino” desenvolvido pela empresa, que aposta em Portugal por ser, atualmente, “o sexto país do mundo com melhores oportunidades e condições de apoio a mulheres empreendedoras” e que, de acordo com o diretor, poderá vir a liderar este ranking.

A urgência em retomar e desenvolver a atividade económica, afetada pela atual situação pandémica ao nível do desemprego, é o que leva a AWE a promover esta iniciativa, que já este presente em mais de 50 países de todo o mundo e que está inserido nos objetivos de Women’s Global Development and Prosperity.