Por: Constança Ladeiro
A Emergn, consultora global de serviços digitais com sede em Londres, anunciou Portugal como base estratégica para as operações na Europa.
De acordo com um comunicado enviado às redações, desde a criação do hub tecnológico no Porto, em 2022, a Emergn tem desenvolvido soluções para clientes globais como a BP, a SAP e governos da Grã-Bretanha e Letónia.
Além disso, em 2024, a empresa trouxe toda a sua gama de serviços para o mercado português, como consultoria, aprendizagem e tecnologia, com destaque para projetos em inteligência artificial que serviram mais de 350 clientes globalmente.
Portugal assumiu também a liderança de áreas críticas como Automação, .NET e Product Design, além de gerir mercados como o de Malta.
Talento, infraestruturas e localização priorizam Portugal
Alex Adamopoulos, CEO da Emergn, explica à PME Magazine que a decisão de escolher Portugal foi baseada na combinação de talento, infraestrutura tecnológica sólida e localização geográfica estratégica que o país oferece. “Quando chegamos ao país, há mais de dois anos, sabíamos que teríamos uma combinação excecional de talento qualificado, uma infraestrutura tecnológica sólida e uma localização estratégica para as nossas operações na região EMEA”, sublinha o CEO.
Em Portugal, ainda de acordo com o CEO, há uma grande procura pelos serviços da Emergn nos setores Financeiro, Telecomunicações e Retalho, que procuram acelerar a transformação digital e melhorar a experiência do cliente.
Emergn com planos para duplicar colaboradores até 2026
Em 2025, pelo menos 20 novas contratações ocorrerão no país, com opções de trabalho remoto e presencial no Porto, de especialistas em Java, Quality Assurance, DevOps e Product Design.
Neste sentido, a empresa que já conta com 80 colaboradores em território nacional projeta duplicar a equipa até 2026, com foco em perfis especializados em engenharia de software, automação e consultoria de negócios.
Capacitação do cliente como aposta diferenciadora
Faz ainda saber Alex Adamopoulos que a Emergn diferencia-se pela sua abordagem personalizada, evitando soluções genéricas e trabalhando em estreita colaboração com os clientes. «Mais do que prestar serviços, capacitamos os nossos clientes a tornarem-se autossuficientes na implementação de mudanças, o nosso lema é “own your transformation”» conclui o CEO.
Assim sendo, um dos seus grandes diferenciadores é a plataforma de aprendizagem VFQ (Value, Flow, Quality). Esta metodologia integra princípios de Agile, Lean e Design Thinking para criar transformações eficazes e sustentáveis.