Home / Empresas / Empregadores portugueses otimistas nas perspetivas de contratação para o terceiro trimestre do ano
Contratação
Apenas 10% planeia diminuir a sua força de trabalho (Foto: Unsplash)

Empregadores portugueses otimistas nas perspetivas de contratação para o terceiro trimestre do ano

Por: Maria Carvalhosa

Os empregadores nacionais avançam com perspetivas muito positivas de criação de emprego para o período entre julho e setembro deste ano, com 41% a esperarem aumentar as suas equipas, apenas 10% a planearem diminuir a sua força de trabalho e 46% a pretenderem manter o número de trabalhadores que têm atualmente.

Os dados do ManpowerGroup Employment Outlook Survey, traduzem, assim, uma Projeção para a Criação Líquida de Emprego de +37%, já ajustada sazonalmente para o terceiro trimestre de 2022.

“Apesar do conflito na Ucrânia, e do consequente acentuar dos desequilíbrios nas cadeias de abastecimento, nos mercados e preços das matérias-primas e combustíveis, a economia portuguesa mantém o crescimento pós pandemia, tendo o próprio FMI revisto em alta as previsões do PIB Português para 5,8%. Uma estimativa explicada pelo aumento nas atividades de turismo e de serviços, mas também pela procura interna, promovida, entre outros fatores, pelos previsíveis investimentos no PRR. Alia-se ainda o dinamismo de setores em grande crescimento, como o tecnológico, impulsionado pela digitalização. Acentuam-se assim as necessidades de talento, o que explica o reforço nas intenções de contratação dos empregadores portugueses, com uma Projeção para a Criação Líquida de Emprego de 37%”, afirma Rui Teixeira, Country Manager do ManpowerGroup Portugal.