Home / Empresas / Empregos no setor da saúde aumentam 76% no norte do país
Healthcare
Empresas do setor da saúde com dificuldade em reter talento (Foto: Unsplash)

Empregos no setor da saúde aumentam 76% no norte do país

Por: Diana Mendonça

Os empregos na área da saúde registaram um crescimento de 76% no norte do país em 2021, face ao ano anterior, de acordo com a Michael Page, empresa de recrutamento especializado.

No ano de 2021, a área da saúde foi responsável por 36% dos processos desenvolvidos na Michael Page no Porto, na área comercial e marketing. Segundo a empresa, os empregos destinaram-se às grandes multinacionais do setor, que representaram 94% do mercado de recrutamento.

Os perfis mais procurados foram para a área comercial (61%), área de marketing (34%) e área de suporte (5%). As regiões de Viseu e Coimbra registaram os maiores hubs de recrutamento.

“Este setor é um dos principais protagonistas do último ano, tendo ficado clara a sua importância e o foco que continuará a ter nos próximos anos. O crescimento prende-se, sobretudo, com o investimento no desenvolvimento de novos produtos e áreas de negócio, como é o caso da área de canábis medicinal. Também a chegada de novos players faz com que exista uma maior procura de novos perfis e, consequentemente, uma mudança orgânica nas empresas”, esclarece Margarida Monteiro, associate manager da Michael Page, responsável pela área de Healthcare na zona norte, citado num comunicado.

Áreas como qualidade, regulatory affairs e marketing revelam uma grande procura, assim como os perfis comerciais com foco no canal farmácia, dado o crescimento nos setores de dispositivos médicos e da indústria farmacêutica.

A capacidade das empresas para reter talento tem registado algumas dificuldades, dada a escassez de headquarters na zona norte e à identificação de perfis mais específicos. Para colmatar a retenção de talento, a Michael Page refere que tem recorrido a candidatos de outras zonas do país e do estrangeiro.

As empresas do setor já estão a tomar medidas para conseguirem atrair novos talentos. Revisões salariais, aumento do pacote salarial base e criação de condições para recrutar novos profissionais e impulsionar o crescimento da sua atividade são algumas das medidas que as empresas estão a adotar.