Home / Empresas / Empresa incentiva funcionários a deixar de fumar
Programas anti-tabágicos em empresas

Empresa incentiva funcionários a deixar de fumar

No Dia Mundial do Não Fumador, a PME Magazine procurou conhecer casos de sucesso de empresas que incentivem os seus colaboradores a deixar de fumar. Faz exatamente um ano em que a Ocyan, empresa que opera no setor da indústria gráfica, iniciou um programa anti tabágico. Manuel Amaral e Daniela Gouveia, da Administração e Recursos Humanos respetivamente,  fazem o balanço desta iniciativa.

 

PME – Porque procuraram esta alternativa de saúde para os funcionários?

Pensamos que deixar de fumar é difícil e sendo um hábito com dependência física e psíquica, os sintomas de privação do tabaco nem sempre se conseguem ultrapassar sem ajuda. Já tivemos casos de funcionários que deixaram de fumar mas que em pouco tempo voltaram a consumir e não tiveram a disposição suficiente para investir neles próprios. A administração sensibilizada para este tema e pelo facto de termos no grupo Ocyan uma taxa de fumadores de 38%, o que para nós já é considerada uma taxa bastante elevada, decidiu envolver-se neste programa.

 

PME – Foi uma iniciativa interna vossa ou proposta por algum parceiro de fora?

– Foi uma iniciativa interna, desenvolvida pelos Recursos Humanos, fazendo um levantamento do número de fumadores e dos possíveis interessados em participar num programa deste âmbito e também auscultando empresas que desenvolvessem estes programas, tendo selecionado a empresa UCS por nos transmitir um plano com maior garantia de sucesso. A experiência dos profissionais de saúde da UCS na cessação tabágica tem mais de 10 anos, tendo sido uma das primeiras unidades de saúde a disponibilizar um programa que engloba acompanhamento presencial e à distância, nos moldes recomendados pela Direção Geral de Saúde. A UCS tem desenvolvido programas para empresas interessadas em motivar os seus trabalhadores para a cessação tabágica.

 

PME – Que razões consideram importantes na taxa de sucesso/insucesso?

A força de vontade é um dos fatores mais pertinentes para o sucesso do programa pois, para além da medicação, é necessário ter perseverança para conseguir contrariar o vício de pegar num cigarro. Relativamente à taxa de sucesso, julgamos que o stress do dia-a-dia aliado à falta de firmeza são os principais impedimentos.

 

PME – Que outras iniciativas fazem para beneficiar os vossos colaboradores?

O bem estar dos colaboradores é uma preocupação da administração, proporcionando, entre outros, um seguro de saúde quando atingem os três anos de antiguidade, sendo o mesmo extensível ao agregado familiar, oferecendo condições mais vantajosas comparativamente a um seguro de saúde individual.

 

 

O programa anti-tabágico deu início com 81 funcionários, sendo que 10 dos 31 fumadores existentes na Ocyan aderiram, havendo à data de hoje uma taxa de sucesso de 30%. Deu início com uma ação de sensibilização aos fumadores alertando para os benefícios da cessação do consumo de tabaco, seguido de um acompanhamento individual composto por quatro consultas presenciais e seis telefonemas durante um ano após data de cessação. A medicação foi variável consoante o grau de dependência de cada colaborador.