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“Uma empresa que tenha os processos simplificados é mais autónoma” – Isália Barata

Por: Denisse Sousa

A Sage, líder no mercado de soluções integradas de gestão, contabilidade, salários e pagamentos,  apresentou o “Plano Ajuda” no valor de 500.000 euros destinado a empreendedores, PME, contabilistas e grandes empresas.

O programa, que estará disponível até 30 de abril, visa promover a adoção de novas tecnologias que ajudem a melhorar a eficiência dos negócios, nomeadamente através da aquisição de software de gestão da Sage.

Em entrevista à PME Magazine, Isália Barata, atual diretora de marketing  da Sage, explicou os benefícios para as empresas do ‘Plano de Ajuda’.

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PME Magazine – Como é que nasceu esta ideia de criar um ‘Plano de Ajuda’ para as empresas?

Isália Barata – Esta ideia foi replicada com base numa Campanha da Sage Espanha. É uma iniciativa que teve muito sucesso há um ano em Espanha e que este ano quisemos trazer para Portugal. Se falarmos em termos ibéricos, neste momento a Sage tem em vigor um Plano Ajuda no valor de 3 milhões de euros, para Empreendedores, PME, Contabilistas e Grande Empresas.

PME Mag. – Em que consiste este ‘Plano’? Quais as ferramentas que as empresas e profissionais que aderirem, poderão ter ao seu dispor?

I.B. – Este Plano é nada mais do que um valor, um fundo que a Sage constituiu para poder apoiar todos os Business Builders, ou Fazedores, que queiram ser mais eficientes na Gestão dos seus Negócios e para isso adquiram as soluções da Sage de Faturação, Contabilidade, Recursos Humanos e ERPs.

PME Mag. – Quais foram os maiores desafios ao criar um plano deste género?

I. B. – O maior desafio foi encontrar um valor que pudesse fazer a diferença a quem procura Soluções de Gestão e ao mesmo tempo disponibilizar uma oferta ajustada às necessidades destas empresas.

PME Mag. – De que forma pode este ‘Plano de Ajuda’ impulsionar o negócio das empresas?

I.B. – Pode ser decisivo, na medida em que sabemos – por ouvir os nossos clientes e os não clientes – que a necessidade de ter ferramentas de gestão existe e é reconhecida pela maior parte do Business Builders portugueses, mas muitas vezes o custo de adquirir soluções de Gestão que vão para além das mandatórias (como seja o caso de soluções de Faturação Certificadas), faz adiar a decisão de compra e assim ter algo mais ajustado às suas necessidades e que lhes permita gerir os seus negócios de forma mais eficaz.

PME Mag. – É possível ter alguma ideia de quantas empresas já aderiram ao plano e em que setores? São mais PME ou startups ou profissionais e setor?

I.B. – Neste momento, temos uma adesão muito maior por parte de Startups e PME dos setores mais variados. Ainda não conseguimos identificar uma tendência, uma vez que decorreu muito pouco tempo desde o lançamento da Campanha. As Grande Empresas, reagem sempre mais tarde a este tipo de Campanha e o seu ciclo de decisão é também mais estendido no tempo. Apesar disso, ficamos surpreendidos com o impacto que tivemos já neste segmento.

PME Mag. – É adaptável a qualquer tipo de empresas desde PME a startups, em qualquer setor?

I.B. – É uma Campanha completamente transversal que engloba todas as empresas para as quais a Sage tenha soluções.

PME Mag. – Acredita que as empresas vão cada vez mais recorrer a este tipo de apoio para se tornarem mais eficientes para com os seus colaboradores e clientes?

I.B. – Cada vez mais, sem dúvida. Sentimos que os clientes são cada vez mais informados e exigentes. Perceberam que, com as soluções certas podem estar mais focados no seu próprio negócio e que no limite, a solução onde passam menos tempo, mas que está sempre disponível a partir de qualquer lugar e que tenha o suporte de uma equipa disponível e com quem possam falar de viva voz sempre que tenham dúvidas, é a ideal para eles. A colaboração dentro da própria empresa, com clientes, fornecedores e com o contabilista é hoje em dia essencial e até imprescindível.

PME Mag. -Simplificar os processos internos das empresas significa também dar-lhes mais autonomia?

I.B. – Uma empresa que tenha os processos simplificados é sem dúvida muito mais autónoma. Sabemos isso, pois a partir desse momento o nível de exigência para connosco enquanto fornecedor da solução de gestão aumenta e o foco passa a estar no valor acrescentado que espera de nós, para o poder transpor para os seus clientes. É essa autonomia que lhes permitirá crescer e ser customer oriented.

PME Mag. – A Sage disponibiliza outro tipo de apoio às PME?

I.B. – Hoje em dia, mais do que fornecedores de soluções queremos ser o apoio dos Business Builders, e por isso estamos em contacto constante com os nossos clientes, com quem partilhamos o nosso conhecimento com o objetivo de ajudá-los a impulsionar os seus negócios, simplificando as suas tarefas diárias de gestão e deixando-lhes com mais tempo para se focarem no que realmente importa.

Além disso, desenvolvemos também anualmente, estudos que nos permitem avaliar o comportamento, as necessidades e os desafios que enfrentam os pequenos negócios e os empresários, aos quais procuramos posteriormente dar resposta através dos serviços que disponibilizamos. Temos também uma oferta específica para ONG através do nosso projeto global Sage Foundation onde ajudamos a transformar vidas ao investir o nosso tempo, experiência e tecnologia para criar oportunidades sociais, económicas e de negócios sustentáveis nas comunidades locais onde estamos presentes.

PME Mag. – que é um #BusinessBuilder segundo a Sage?

I.B. – Um Business Builder é o que em Portugal chamamos um Fazedor, alguém que mais do que ter uma ideia, pega nessa mesma ideia e “arregaça as mangas” e constrói um negócio, o seu negócio. Neste caso, é o que é habitualmente designado um empreendedor ou empresário, mas optamos por pôr o enfoque no “construir”, “fazer”, que nos parece muito menos aspiracional e mais pragmático.