Home / Empresas / Empresas com foco na comunicação e gestão estratégica
diversidade
A APPDI é a representante da Carta Portuguesa para a Diversidade (Foto: Pexels)

Empresas com foco na comunicação e gestão estratégica

Estudo da Intercomm faz uma radiografia à comunicação nas empresas B2B exportadoras, avaliando a comunicação estratégica e a gestão eficaz da relação com os stakeholders como algo de extrema importância para as empresas nacionais na adaptação ao novo cenário interno e internacional.

A Intercomm analisa a adaptação das empresas ao novo cenário nacional internacional, processo que passa pela comunicação estratégica e gestão eficaz da relação com os respetivos stakeholders, com 58% das empresas B2B exportadoras inquiridas a referirem que vão aumentar o investimento com o objetivo de reforçar estas áreas.

O estudo, que foi desenvolvido pela Escola Superior de Comunicação Social e pela SayU Consulting, teve o apoio da Aicep Portugal Global, sendo apresentado esta quarta feira num evento que irá decorrer de forma totalmente online.

Assim, a análise efetuada pela Intercomm mostra que a gestão da relação com os stakeholders é uma área que a maioria das empresas delega para os seus departamentos comerciais, sendo que cerca de metade das inquiridas afirma trabalhar com agências ou consultoras de comunicação.

O estudo demonstra ainda que cerca de 90,3% das inquiridas tem um website, direcionando a maior parte do seu investimento comunicacional através dos media sociais (70,6%), participação em Feiras Profissionais (70,2%), Publicidade (59,7%), Missões Empresariais (50,4%) e em Media Relations (41,1%).

Avaliando a incerteza do cenário empresarial atual, as investigadoras responsáveis pelo Intercomm, Ana Raposo e Marta Gonçalves, referem que as empresas começam a compreender a importância cada vez maior da gestão e da comunicação. 

As investigadoras apontam ainda que os negócios das organizações B2B assentam nas relações entre diferentes interlocutores, pelo que “a comunicação tem um papel essencial, que acrescenta valor às empresas, tornando-as mais competitivas”.

Recorde-se que o Intercomm tem vindo a integrar a experiência empresarial nacional e internacional, o conhecimento académico e técnico, a informação estatística e o contacto com o mercado em estudo, através do inquérito realizado a mais de 120 empresas nacionais B2B exportadoras de diferentes setores.