Mais de 29 mil empresas vão hoje começar a pagar os juros relativos aos empréstimos. O início de abril é ainda marcado pelo fim das moratórias privadas para o crédito da casa, que abrangeu mais de 54 mil empresas num valor total de empréstimo de 45,6 mil milhões de euros no final de janeiro, de acordo com os dados do Banco de Portugal.
Depois de terem ontem terminado os empréstimos das moratórias privadas para o crédito da casa, o início de abril é marcado pelo começo do pagamento dos juros dos empréstimos de mais de 29 mil empresas, à exceção daquelas que pertencem aos setores em maior dificuldade e que mantêm a carência de capital e juros até ao fim das suas moratórias.
No total, foram mais de 54 mil empresas a aceder a pelo menos uma moratória, com o Banco de Portugal a indicar que, dentro destas, cerca de 25 mil empresas exercem atividades nos setores considerados em maior dificuldade, mantendo por isso a isenção de capital e juros até ao fim das suas moratórias.
Contas feitas, o Banco de Portugal anuncia que os empréstimos em moratória ultrapassaram os 45,6 mil milhões de euros no final de janeiro, com 24,4 mil milhões de euros dos quais a serem destinados a moratórias de empresas.
Recorde-se que o Governo tem vindo a afastar a hipótese do prolongamento das moratórias no imediato e, apesar da aprovação da proposta da extensão das mesmas por mais seis meses – de forma a possibilitar as famílias de beneficiarem de suspensão das prestações -, o Parlamento terá ainda de discutir as respetivas especificidades, pelo que não se perspetiva a sua concretização imediata.