Quarta-feira, Novembro 27, 2024
InícioMercadoEconomiaEmpresas do Canal HORECA ameaçadas pela inflação

Empresas do Canal HORECA ameaçadas pela inflação

Por: Marta Godinho

Com o aumento da inflação nos 27,6% para os produtos energéticos e 18,9% para as matérias-primas alimentares, as empresas do canal HORECA e tantas outras estão a ser negativamente impactadas, alerta a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP).

Segundo um inquérito da associação, os custos com matérias-primas aumentaram até 50% para 71% das empresas de restauração e para 83% das empresas de alojamento.

Foi imperativo atualizar os preços de venda, sendo que 83% das empresas de restauração e 69% do alojamento aumentaram os seus preços. Com o começo da “época baixa”, a própria retração no consumo foi clara, apresentando quebras na faturação até 20% na restauração e alojamento.

De forma a atenuar os efeitos sentidos pela maré inflacionista, a AHRESP tem vindo a propor medidas temporárias, como é o caso da colocação de taxas reduzidas de IVA na alimentação e bebidas e nas tarifas de gás, energia e eletricidade. No inquérito proposto, só na restauração, 89% dessas empresas sentem ser necessária a implementação da medida do IVA e para 81% das empresas de alojamento a necessidade da redução do IVA na energia.

Contudo, sem estas medidas irá haver novos aumentos de preço, despedimentos e encerramento de empresas. Mais de 60% das empresas de alojamento e restauração ponderam aumentar preços; mais de 15% irá avançar com despedimentos e entre 8% e 13% repensam no encerramento de atividade.

As perspetivas para o futuro continuam muito preocupantes, uma vez que muitas empresas de ambas os setores consideram que este último trimestre será “pior ou muito pior que o 4º trimestre de 2019”, alerta a AHRESP, apelando ao Governo para quesejam implementados mecanismos que permitam um bom desenvolvimento das atividades económicas do canal da HORECA.

PODE GOSTAR DE LER
Continue to the category
PUB

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

PUB
PUB

SUSTENTABILIDADE

Continue to the category