Home / MERCADO / Economia / Empresas portuguesas acreditam em recessão num futuro próximo
economia recessão empresas pme magazine

Empresas portuguesas acreditam em recessão num futuro próximo

As empresas portuguesas estão pessimistas e acreditam que poderá haver uma recessão num futuro próximo.

Segundo o Relatório Europeu de Pagamentos 2019, da Intrum, 71% das empresas inquiridas acredita que haverá uma recessão dentro de um a cinco anos. Uma percentagem muito superior à média europeia, de 35%.

“As principais medidas que as empresas podem adotar para garantir que estão preparadas para uma eventual crise é ter regras de gestão de crédito mais profissionalizado. As empresas têm de perceber que cobrar começa quando se está a vender e quando se vende tem de haver regras: saber a quem se vende, como se vende, o que se vende diferenciadamente”, refere Luis Salvaterra, diretor-geral da Intrum Portugal, citado em comunicado.

Para 80% das empresas portuguesas inquiridas, as perdas de crédito continuam a ser uma grande preocupação, contra 46% da média europeia.

Contudo, houve um decréscimo significativo em Portugal na percentagem de incobráveis, de 2,2% em 2018 para 1,4%, um dos valores mais baixos de sempre, inferior  à média europeia, de 2,3%.

O estudo conclui, ainda, que Grécia, Itália e Portugal são os países mais pessimistas quanto à possibilidade de uma recessão no curto prazo. No polo oposto estão Dinamarca, Alemanha e Áustria.