Quinta-feira, Novembro 28, 2024
InícioEmpresasMais empresas preveem contratar nos próximos três meses

Mais empresas preveem contratar nos próximos três meses

Há mais empregadores com intenção de contratar novos trabalhadores no primeiro trimestre de 2018.

Segundo o ManpowerGroup Employment Outlook Survey, a projeção para a criação líquida de emprego é de 13%, 10% acima do que a projeção do trimestre anterior e 8% acima do primeiro trimestre de 2017.

Entre os empregadores inquiridos, 16% prevê aumentar o número de trabalhadores, 3% prevê uma redução e 79% estima que não haverá alterações.

“Esta previsão é impulsionada pelos setores de Agricultura, Florestas e Pescas e de Transportes, Logística e Comunicações e, a confirmarem-se, os valores antecipados significam um impacto positivo nos níveis de consumo, alavancando a economia e tornando-a ainda mais apetecível para os mercados externos”, explica Nuno Gameiro, country Manager da ManpowerGroup Portugal, citado pelo Dinheiro Vivo.

O responsável acrescenta que pela primeira vez Portugal surge “no topo das projeções para o território Europeu (considerando o efeito das variações sazonais de contratação)”.

As subidas, segundo o estudo, irão realizar-se em todas as regiões e nos nove setores de atividade considerados, sendo o de maior projeção e dos “Transportes, Logística e Comunicações” (30%).

Seguem-se os setores de “Agricultura, Floresta e Pescas” (21%) e o de “Finanças, Seguros, Imobiliário e Serviços” (14%).

É no Sul que se estimam maiores aumentos no número de efetivos (18%), seguindo-se o Centro (13%) e Norte (12%).

 

Grandes empresas contratam mais

No que toda à dimensão das empresas, serão as grandes a ter o maior aumento, na ordem dos (21%), enquanto nas pequenas e médias empresas as contratações vão aumentar 15% e 6% nas microempresas.

Ao nível europeu, 41 dos 43 países que participaram no estudo deverão ter aumentos na massa laboral. O inquérito foi feito com uma amostra de 627 empregadores.

PODE GOSTAR DE LER
Continue to the category
PUB

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

PUB
PUB

SUSTENTABILIDADE

Continue to the category