Home / Empresas / Área Metropolitana do Porto realiza 1º Encontro Local da 9ª Edição do Apps for Good Portugal
O evento caracteriza-se pela partilha de soluções tecnológicas desenvolvidas por equipas compostas por alunos e professores (Foto: Pexels)
O evento caracteriza-se pela partilha de soluções tecnológicas desenvolvidas por equipas compostas por alunos e professores (Foto: Pexels)

Área Metropolitana do Porto realiza 1º Encontro Local da 9ª Edição do Apps for Good Portugal

O primeiro Encontro Local do Apps for Good irá acontecer dia 4 de maio, pelas 14 horas, na Fábrica de Santo Thyrso. O evento caracteriza-se pela partilha de soluções tecnológicas desenvolvidas por equipas compostas por alunos e professores com o intuito de resolver problemas sociais e é promovido pela Área Metropolitana do Porto em colaboração com o CDI Portugal, uma organização não-governamental de inclusão e inovação social e digital.

Uma base de dados no frigorífico que alerta sobre os produtos prestes a terminar o prazo de validade, alertas sobre o tempo e postura no sofá ou sobre o consumo de água, modelos de doação de alimentos provenientes de agricultura de subsistência, tradutores de linguagem gestual virtual, peitorais para animais de estimação que permitem perceber a localização exata e temperatura do animal ou uma aplicação que identifica quantos comprimidos estão a necessitar de reposição e quando devem ser tomados são, entre outros, alguns dos temas que serão levados a discussão na apresentação.

“O Apps for Good tem uma vertente de ligação muito forte entre alunos e professores e resulta sempre em soluções que poderão ajudar a resolver problemas reais, utilizando a tecnologia que, hoje em dia, temos à nossa disposição, ao mesmo tempo que prepara estes alunos para um mercado de trabalho e uma sociedade cada vez mais tecnológicos”, sublinha João Baracho, Diretor Executivo do CDI Portugal.

Nesta edição do Apps for Good estão inscritas 27 equipas de onze escolas e de nove municípios da Área Metropolitana do Porto. O programa conta com um momento de pitch, no qual cada equipa de alunos fará a apresentação da sua solução tecnológica durante três minutos, perante um júri constituído por especialistas das empresas parceiras do Programa como a Galp, Synopsys, BNP Paribas, entre outros.

Às 16h30, haverá um momento de Marketplace, marcado pela exposição de todas as soluções tecnológicas desenvolvidas pelas equipas. Cada convidado/a presente poderá fazer o circuito e conhecer melhor os criadores e as apps que, entre outras funcionalidades, têm como propósito propor respostas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Durante este circuito, o público poderá votar na solução favorita enquanto o júri deliberará entre si.

O término do evento terá lugar às 17h15, onde serão atribuídos os prémios e onde será conhecida a app vencedora do Encontro Local, assim como a solução tecnológica que conseguir agregar mais votos por parte do público.

As soluções surgem de vários pontos da Área Metropolitana do Porto, nomeadamente Maia, Matosinhos, Paredes, Porto, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Valongo e Vila Nova de Gaia.