Home / Empresas / Energia natural de hidrogénio chega ao Seixal
galp hidrogenio
Galp Gás Natural apresenta primeiro projeto de injeção de hidrogénio verde na rede de gás (Foto: Divulgação)

Energia natural de hidrogénio chega ao Seixal

A Galp Gás Natural Distribuição (GGND), com nove empresas de distribuição regional de gás em Portugal e líder do setor, apresentou no Seixal, no passado dia 15 de outubro, o primeiro projeto de injeção de hidrogénio verde na rede de gás, o Green Pipeline Project.

O projeto vai abranger 80 clientes residenciais, terciários e a indústria. Estes terão a oportunidade de receber uma mistura de gás natural e de hidrogénio, a partir de janeiro de 2022, contribuindo assim para o processo de transição energética em Portugal.

Em comunicado, a empresa explica que a ambição do projeto foi criada com a inspiração visual da injeção do hidrogénio na rede de gás e a pensar nas perspetivas futuras para desenvolver o potencial de crescimento, isto é, na implementação futura do mesmo em novas localidades do país.

“Este projeto pioneiro é um marco importante para o sistema energético nacional, porque promove uma mudança para uma economia mais verde, tendo como base uma das redes de distribuição de gás mais modernas da Europa”, afirma Gabriel Sousa, CEO da GGND.

Financiado pelo Fundo de Apoio à Inovação (FAI), o Green Pipeline Project conta com vários parceiros, desde a área de engenharia à construção, juntando os contributos da academia e de instituições públicas e privadas.

O evento contou com a presença do presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos, do secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba, do diretor da Direção-Geral da Energia e Geologia, João Bernardo, e de Bruno Veloso, membro da Comissão Executiva do Fundo de Apoio à Inovação.