Por: Ana Vieira
A marca portuguesa Fora nasceu há 10 anos, pelas mãos de dois amigos, que por curiosidade decidiram revender um stock de óculos de sol vintage.
A resposta foi tão positiva que um dos co-fundadores, Miguel Barral, afirma à PME Magazine ter percebido que havia espaço no mercado para uma marca portuguesa de óculos de sol e armações.
Depois de sete anos a produzir apenas em Portugal, a Fora tem agora alguns parceiros internacionais, aumentando a capacidade de produção, assim como a “aposta em técnicas avançadas e materiais de alta qualidade”, como é exemplo a coleção “Titan”, produzida no Japão.
PME Magazine (PME Mag.) – Como é que surgiu a Fora?
Miguel Barral (M. B.) – Em 2010, juntamente com um amigo, encontrámos à venda um stock de óculos de sol vintage dos anos 80’s e 90’s de marcas como Carrera, Hugo Boss, Christian Dior ou Porsche Design e decidimos comprar e começar a vendê-los a amigos e em alguns mercados/feiras de Lisboa. A resposta foi positiva desde o início e rapidamente percebemos que havia espaço para uma marca portuguesa no mercado. Decidimos então começar a produzir os nossos próprios óculos, trazendo algo novo e autêntico para os consumidores. Criámos a Fora em 2014.
PME Mag. – Que experiência e conhecimentos tinha o Miguel Barral que o levaram a criar a marca?
M. B. – Praticamente nenhuns. Apenas a experiência de vender óculos de sol e ter contacto direto com o cliente deu para ter uma noção do que o mercado procurava. Ganhei alguns insights valiosos sobre o que as pessoas realmente procuram num par de óculos de sol. Aprendi quais os modelos com mais procura, os materiais que oferecem maior durabilidade e conforto, e as cores ou padrões que mais agradam aos consumidores. Esta experiência direta com o mercado permitiu-me entender as preferências e necessidades dos clientes, o que foi fundamental para criar um produto apetecível. A construção da marca é um processo diferente que temos vindo a construir desde o início. Foi essa combinação de conhecimento prático e a vontade de inovar que me levou a fundar a Fora.
PME Mag. – Como se posiciona a marca portuguesa de óculos no mercado?
M. B. – A Fora posiciona-se no mercado como uma marca que combina uma estética intemporal com técnicas de produção artesanal, sem abrir mão da garantia de qualidade, que para nós é indispensável. O nosso público-alvo são pessoas que apreciam qualidade, sustentabilidade, durabilidade e um design clássico com um toque contemporâneo.
Como marca independente, comprometemo-nos a manter a flexibilidade necessária para inovar e criar de forma única. Isso permite-nos adaptar rapidamente às tendências e às preferências dos nossos clientes, oferecendo sempre produtos que combinam estilo e funcionalidade. Este compromisso com a independência e a inovação é central para a nossa identidade e sucesso no mercado.
PME Mag. – Como é que se mantém as técnicas de produção artesanal e que valor é que dão à marca?
M. B. – Durante 7 anos, trabalhámos exclusivamente com uma fábrica em Portugal que nos garantia técnicas de produção artesanal, essenciais para manter a qualidade e a autenticidade dos nossos produtos. No entanto, com o crescimento da marca e a expansão do negócio, tivemos de procurar outras opções para aumentar a escala e a agilidade na produção dos nossos óculos.
Atualmente, colaboramos com alguns parceiros em todo o mundo, além da fábrica portuguesa. Esta diversificação permitiu-nos não só aumentar a nossa capacidade de produção, mas também inovar e sair da nossa zona de conforto. Um exemplo disso é a nossa coleção “Titan”, produzida no Japão, que reflete a nossa aposta em técnicas avançadas e materiais de alta qualidade, neste caso o titânio.
Estas técnicas de produção artesanal dão um valor inestimável à nossa marca, garantindo a autenticidade e a durabilidade dos nossos produtos, características muito apreciadas pelos nossos clientes. A combinação de tradição e inovação é o que nos permite continuar a oferecer óculos de sol únicos e de alta qualidade, mantendo-nos fiéis aos nossos valores enquanto exploramos novas fronteiras.
PME Mag. – Além dos óculos de sol, que outros serviços dispõe a marca?
M. B. – A Fora dispõe de uma variedade de serviços, como consultas de Optometria, corte e montagem de lentes oftálmicas, customização de óculos e reparação de armações. As consultas de Optometria têm sido uma grande aposta nossa, pois acreditamos que com a experiência adquirida ao longo de todos estes anos, conseguimos fornecer um serviço de excelência na área da saúde ocular. Estes serviços complementares refletem o nosso compromisso em proporcionar uma experiência completa e personalizada, assegurando que os nossos clientes encontram tudo o que precisam para cuidar da sua visão num só espaço.
PME Mag. – Há alguma coleção ou produto especial para festejar os 10 anos da Fora?
M. B. – Lançámos uma edição limitada dos modelos Hero e Dreamer nas cores “sunset” e “sunrise” para festejar os 10 anos da Fora, e o nosso claim “means outside”. Queremos que as pessoas usem Fora desde o nascer do sol até ao pôr do sol.
Lançámos também um blogue onde, até ao final do ano, vamos contar toda a história da Fora, desde o início até aos dias de hoje. Vamos partilhar tudo o que aconteceu ao longo destes 10 anos, o que representamos e as nossas aspirações para o futuro.
Além disso, fizemos uma colaboração com a influencer Mafalda Patrício e lançámos o modelo Seeker. Embora não tenham sido criados especificamente no âmbito dos 10 anos da Fora, tiveram um enorme sucesso e refletem a nossa capacidade de inovar e conectar com o nosso público.
PME Mag. – Qual foi a faturação em 2023? E quantos colaboradores têm atualmente?
M. B. – Em 2023, faturámos 1.2M euros e, atualmente, contamos com uma equipa de 18 pessoas, distribuídos entre as nossas lojas, o escritório, os consultórios de optometria e a oficina onde fazemos o serviço de corte e montagem de lentes. Temos uma equipa sólida, experiente e em crescimento!