Por: Djeisibel Lopes
Segundo os dados do estudo promovido pela GfK a pedido da plataforma Wallapop, as categorias de bens mais procuradas nas plataformas de artigos reutilizados são de tecnologia, livros e vestuário.
De acordo com o relatório da pesquisa, 67% dos inquiridos portugueses já compraram artigos reutilizados e cerca de 65% já venderam. As ferramentas digitais são as mais escolhidas pelos utilizadores, tendo em conta a facilidade de comunicação e a liberdade que trazem aos consumidores.
Relativamente à atratividade para os usuários, a acessibilidade dos preços continua a ser o principal motivo dos consumidores para optarem pelos produtos reutilizados.
Quando questionados sobre o sentimento adquirido na sua compra, 65% dos inquiridos afirmaram que se sentem melhor por se tratar de uma ação sustentável, enquanto que 97% admite que comprariam produtos mais sustentáveis se os preços fossem mais baixos.
“A utilização de uma plataforma como a Wallapop permite capacitar os compradores e os vendedores portugueses a participar numa forma de consumo mais sustentável”, conta Sara Van-Deste, head of special projects na Wallapop.
A responsável explica que, relativamente às categorias de tecnologia, livros e vestuário, a compra e venda de artigos reutilizados “torna-se ainda mais relevante” quando a maioria dos produtos que são rapidamente descartados pelos utilizadores “se encontram em perfeitas condições para serem comprados por outra pessoa”.