Home / Empresas / Estudo conclui “bons níveis organizacionais” nas empresas nacionais
Estudo Organizational Excellence Index
As empresas que apresentam melhor desempenho são as que também apresentam índices de 'Organizational Excellence' mais elevados (Fonte: Freepik)

Estudo conclui “bons níveis organizacionais” nas empresas nacionais

Por: Marta Godinho

Segundo o estudo multissetorial Organizational Excellence Index, OEI, divulgado pela Odgers Berndtson, que contou com a participação de líderes de negócio de algumas empresas nacionais, concluiu que as empresas portuguesas apresentam “bons níveis organizacionais”, contudo estão “menos bem preparadas para o futuro”.

“Os resultados do estudo começam por apontar para uma tendência crítica: os líderes de negócio revelam uma elevada satisfação para com o desempenho das suas organizações ao longo dos últimos dois anos, mas uma preocupação para com a preparação das mesmas para os desafios de futuro”, pode ler-se em comunicado oficial.

Este estudo baseia-se na avaliação da proficiência das organizações nos comportamentos subjacentes às principais dimensões de atuação, segundo o modelo de ‘Organizational Excellence’ da Odgers Berndtson. O mesmo revela, ainda, que as empresas que apresentam melhor desempenho são as que também apresentam índices de ‘Organizational Excellence’ mais elevados.

“Os dois últimos anos são percecionados pelos líderes de negócio como anos de desempenho positivo das suas organizações, especialmente tendo em conta o contexto desafiante que enfrentaram”, afirma Pedro Mêda, partner da Odgers Berndtson e responsável pelo estudo.

“Ainda assim, estes mesmos líderes apresentam-se mais apreensivos com a preparação das suas empresas para com os desafios de futuro”, acrescentou.

“As organizações que apresentam solidez e maturação nas suas rotinas organizacionais são também as que melhor desempenho reportam, um indicador relevante para a importância de trabalhar ‘Organizational Excellence’ nas empresas”, concluiu.

O estudo reforça, ainda, que estas empresas com melhor desempenho apresentam outra caraterística em comum, como “a excelência em cinco comportamentos organizacionais específicos”, sendo eles a antecipação de tendências e o seu impacto no futuro do negócio; a eficácia na gestão financeira e de risco; a detenção de elevados padrões de desempenho e exigência de excelência nos resultados; o fomento da inovação e melhoria de processos; e o investimento nas competências necessárias para fazerem face aos desafios futuros.