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Problemas Financeiros
76% das empresas detetaram problemas financeiros nos seus clientes (Fonte: Freepik)

Estudo deteta problemas financeiros nas empresas

Por: Marta Godinho 

O Estudo de Gestão de Risco de Crédito em Portugal realizado pela empresa Crédito y Caución e pela Iberinform desde 2010 mostra que 76% das empresas detetaram problemas financeiros nos seus clientes, 81% das empresas devem aceitar prazos superiores aos desejados e somente 43% cobram a menos de 60 dias.

Dentro do estudo, as PME são a porção com piores comportamentos, uma vez que 46% das empresas sentem-se obrigadas a aceitar a extensão de prazos de pagamento dos seus clientes. Este valor encontra-se quatro pontos percentuais acima do que se fazia sentir há um ano. Nas grandes empresas, 40% devem aceitar prazos superiores dos seus grandes clientes (sete pontos a mais do que há um ano) e a habilidade dos profissionais liberais imporem prazos de pagamento encontra-se nos 24% (um valor abaixo relativamente ao ano passado).

A lentidão empresarial faz-se sentir pelo crescimento da falta de disponibilidade de fundos por parte dos clientes (mais 10%) e por problemas financeiros cotados, para 76%, que se encontra à frente do atraso internacional (50%), da complexidade processual (14%), da faturação incorreta (6%) e dos conflitos de qualidade dos bens e serviços (2%).

Segundo este estudo, apenas 43% das empresas utiliza prazos de cobrança inferiores aos 60 dias previstos no Decreto-Lei nº 62/2013 (que transporta a Diretiva Europeia de medidas de luta contra os atrasos de pagamento nas transações comerciais). Este valor agravou-se sete pontos percentuais relativamente aos valores de 2021.