Home / Empresas / Estudo revela que compras públicas de inovação podem triplicar
compras públicas
Portugal é dos países da Europa com maior margem de progresso em políticas favoráveis às CPI (Foto: Pexels)

Estudo revela que compras públicas de inovação podem triplicar

ISCTE e ANI desenvolvem estudo sobre o mercado da contratação pública de inovação e preveem que o valor destas triplique até ao ano de 2030 para 3,8 mil milhões de euros.

O estudo designado “Mercado da contratação pública em Portugal”, sobre o potencial da contratação pública de inovação (CPI), presume que os valores atuais das CPI se situem entre os 635 milhões e os 1,3 mil milhões de euros por ano, isto é, abaixo das economias com o mesmo nível de desenvolvimento.

No seguimento do estudo, o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa afirma que “Portugal é um dos países da Europa com maior margem de progresso em políticas públicas favoráveis às CPI”.

A ANI, Agência Nacional de Inovação, acrescenta que “o nível de contratação pública de inovação no país permitiria uma mais rápida modernização do setor público, bem como um incremento nas competitividades das empresas”.

Em comunicado, A ANI refere que a implementação de um Centro de Competências em CPI visa disponibilizar serviços que irão facilitar a expansão do conhecimento em todas as entidades públicas e atuar no sentido de melhoria de condições de mercado.

O primeiro Centro de Competências em Compras Públicas de Inovação foi apresentado, esta quarta-feira, no Ministério da Economia e Transição Digital, com a presença do secretário de Estado da Economia, João Neves, e do secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Delgado.