Por: Djeisibel Lopes
O estudo realizado por Pablo Rodríguez Pajarón sobre os métodos que garantem redes de distribuição de energia mais seguras e eficientes nos processos de transição energética venceu a segunda edição do EDP Labelec Merit Award.
O trabalho do investigador da Universidade Politécnica de Madrid, intitulado “Probabilistic assessment of power quality in residential distribution networks”, foi distinguido pelo seu contributo para garantir que a transição energética não conduza a uma perda de segurança, eficiência ou qualidade das redes elétricas.
Este prémio, promovido pela EDP Labelec e pela EDP New, teve como objetivo incentivar a investigação na energia e ajudar a encontrar novas abordagens com potencial de aplicação à realidade empresarial.
A segunda edição desta iniciativa voltou a receber teses de doutoramento sobre o setor energético, nas áreas de energia renovável, redes, produção distribuída e mobilidade elétrica, hidrogénio verde, armazenamento de energia e descarbonização.
A primeira edição do EDP Labelec Merit Award, em 2022, contou com cerca de 60 candidaturas e foi atribuído às teses “Renewable Energy Forecasting – Extreme Quantiles, Data Privacy and Monetization”, de Carla Sofia da Silva Gonçalves da Universidade do Porto, e “Forecasting and optimization of ancillary services provision by renewable energy sources”, de Simon Camal da Escola MINES Paris Tech, Paris Science and Letters University.