Home / Empresas / EUA contraria subida de preços de petróleo com emergência de reservas
Petróleo
As empresas petrolíferas poderão usar determinadas quantidades de petróleo disponíveis na reserva (Foto: Pexels)

EUA contraria subida de preços de petróleo com emergência de reservas

Devido ao cenário de preços altos em relação ao petróleo, os Estados Unidos da América pretendem utilizar parte das suas reservas de petróleo de emergência, para que a administração de Biden tome medidas sobre a situação que se vive atualmente no mercado internacional.

De acordo com a agência Reuters, que por sua vez se baseia em informações prestadas anonimamente vindas da Casa Branca, a autoridade norte-americana tem como objetivo disponibilizar parte da Reserva Estratégica de Petróleo do país, através de empréstimos.

O que significa que as empresas petrolíferas poderão usar determinadas quantidades de petróleo disponíveis na reserva, na condição de as devolverem posteriormente.

Os EUA pretendem que esta ação seja coordenada em conjunto com outros países, para que façam o mesmo com as suas reservas, dando assim impulso à oferta de petróleo nos mercados internacionais, garantindo um alívio dos preços praticados.

A China, Índia, Coreia do Sul e Japão, são alguns dos países nomeados pela Casa Branca para também desenvolveram esta ação, contudo não é ainda certo quem se irá juntar à iniciativa, nem qual a quantidade de petróleo que poderá vir a ser usado.

Caso esta medida seja confirmada, será a quarta vez que um presidente norte-americano autoriza o recurso à Reserva Estratégica de Petróleo do País, após ter sido feito em 1991 durante a Guerra do Golfo, e em 2011 quando a guerra na Líbia afetou a produção mundial.

O preço do barril nos EUA continua a rondar os 80 dólares, e é o principal fator pela subida da inflação no país.