Quarta-feira, Fevereiro 26, 2025
InícioCarreirasRHEurofirms adota IA Generativa para recrutamento mais eficiente e inclusivo

Eurofirms adota IA Generativa para recrutamento mais eficiente e inclusivo

Por: Constança Ladeiro

 

A Eurofirms – People First, multinacional especializada em gestão de talento, anunciou a implementação de Inteligência Artificial Generativa (IA Generativa) para melhorar os processos de recrutamento e apoiar as suas equipas.

Em declarações à PME Magazine, João Lourenço, Business Leader da Eurofirms em Portugal, afirma que a nova tecnologia permite agilizar a recomendação de candidatos, ao analisar mais de 20 parâmetros, como formação académica, experiência profissional e setor de atuação.

Além da eficiência no cruzamento de perfis, o sistema garante equidade e inclusão, eliminando qualquer tipo de viés, como género, raça ou orientação sexual.

O Business Leader explica ainda à PME Magazine que o sistema inclui também um assistente virtual integrado no Microsoft Teams, que oferece apoio automatizado aos colaboradores da Eurofirms, respondendo a perguntas e apoiando na pesquisa de documentação interna.

Última palavra cabe à equipa de recrutamento

Segundo João Lourenço, o processo final de seleção continua a cargo da equipa de recrutamento da Eurofirms, assegurando a componente humana na tomada de decisões.

“O sistema de IA Generativa foi concebido para apoiar, e não substituir, os profissionais de recursos humanos. Esta tecnologia pretende, acima de tudo, facilitar o trabalho diário dos colaboradores da Eurofirms”, sublinha o Business Leader em resposta à PME Magazine.

Neste sentido, destaca ainda que a introdução destas ferramentas é benéfica, como a redução significativa do tempo necessário para cruzar informações entre vagas e candidatos, aumentando a produtividade dos profissionais de recursos humanos.

IA aumenta eficiência e justiça no processo de recrutamento

Além disso, a tecnologia permite um maior alinhamento entre os perfis selecionados e as necessidades das empresas, garantindo um processo mais eficiente e justo.

Atualmente, a Eurofirms está a implementar a tecnologia em Espanha, prevendo a sua chegada a Portugal em breve.

João Lourenço acrescenta ainda ao nosso portal de notícias que o maior desafio tem sido a integração da IA nos processos diários da empresa, o que exige um esforço significativo na formação das equipas para garantir uma utilização eficaz das novas ferramentas.

PODE GOSTAR DE LER
Continue to the category
PUB

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

PUB
PUB

SUSTENTABILIDADE

Continue to the category