Por: Constança Ladeiro
A Eurofirms – People First, multinacional especializada em gestão de talento, anunciou a implementação de Inteligência Artificial Generativa (IA Generativa) para melhorar os processos de recrutamento e apoiar as suas equipas.
Em declarações à PME Magazine, João Lourenço, Business Leader da Eurofirms em Portugal, afirma que a nova tecnologia permite agilizar a recomendação de candidatos, ao analisar mais de 20 parâmetros, como formação académica, experiência profissional e setor de atuação.
Além da eficiência no cruzamento de perfis, o sistema garante equidade e inclusão, eliminando qualquer tipo de viés, como género, raça ou orientação sexual.
O Business Leader explica ainda à PME Magazine que o sistema inclui também um assistente virtual integrado no Microsoft Teams, que oferece apoio automatizado aos colaboradores da Eurofirms, respondendo a perguntas e apoiando na pesquisa de documentação interna.
Última palavra cabe à equipa de recrutamento
Segundo João Lourenço, o processo final de seleção continua a cargo da equipa de recrutamento da Eurofirms, assegurando a componente humana na tomada de decisões.
“O sistema de IA Generativa foi concebido para apoiar, e não substituir, os profissionais de recursos humanos. Esta tecnologia pretende, acima de tudo, facilitar o trabalho diário dos colaboradores da Eurofirms”, sublinha o Business Leader em resposta à PME Magazine.
Neste sentido, destaca ainda que a introdução destas ferramentas é benéfica, como a redução significativa do tempo necessário para cruzar informações entre vagas e candidatos, aumentando a produtividade dos profissionais de recursos humanos.
IA aumenta eficiência e justiça no processo de recrutamento
Além disso, a tecnologia permite um maior alinhamento entre os perfis selecionados e as necessidades das empresas, garantindo um processo mais eficiente e justo.
Atualmente, a Eurofirms está a implementar a tecnologia em Espanha, prevendo a sua chegada a Portugal em breve.
João Lourenço acrescenta ainda ao nosso portal de notícias que o maior desafio tem sido a integração da IA nos processos diários da empresa, o que exige um esforço significativo na formação das equipas para garantir uma utilização eficaz das novas ferramentas.