Por: Redação
Com o interesse e o consumo de podcasts a atingir números recorde em Portugal, Liliana Marques, fundadora e CEO da Escola Portuguesa de Podcasting, apresenta as expectativas para o setor em 2025.
Se 2024 solidificou a aposta em podcasts ao vivo em Portugal, com vários podcasters a realizarem eventos próprios, 2025 vai dar o passo seguinte.
Consolidação dos podcasts ao vivo
Em 2025, os podcasts ao vivo vão consolidar-se ainda mais, com festivais, conferências universitárias e outro tipo de eventos, considera Liliana Marques. Deste modo espera-se que essa tendência se espalhe por diferentes tipos de eventos, desde corporativos a sociais.
A Inteligência Artificial (IA) continuará a apoiar os podcasters, automatizando tarefas como legendagem e tradução, além de criar cortes para redes sociais.
Tecnologias mais avançadas, como a tradução da voz e a adaptação labial, devem ajudar também a expandir o alcance global dos podcasts, permitindo uma comunicação mais eficaz com públicos internacionais, defende ainda a fundadora e CEO da Escola Portuguesa de Podcasting.
Em 2024, 2.4 milhões de portugueses acederam a podcasts
Nos EUA, a receita publicitária de podcasts deverá ultrapassar os 2 mil milhões de dólares, perto de 2 mil milhões de euros, em 2024, e a tendência está a crescer em Portugal, com pelo menos 2,4 milhões de portugueses a ouvir podcasts regularmente.
A cada vez mais forte conexão entre ouvintes e apresentadores abrirá novas oportunidades para marcas investirem em publicidade e parcerias com podcasters, especialmente microinfluenciadores.
Estudos recentes da Edison Research, demonstram que 84% dos ouvintes da Geração Z (13-24 anos) já assistiram a videocasts e que quase metade afirmam sentir-se mais conectados aos criadores através do vídeo.
Deste modo, os podcasters portugueses começam a adotar estratégias omnichannel, ou seja, estratégias de uso simultâneo e interligado de diferentes canais de comunicação, como YouTube, Instagram e TikTok.
Os podcasts educativos e formativos estão em ascensão em Portugal e prometem ser a grande tendência de 2025, especialmente em áreas como saúde, direito, educação e negócios, conclui Liliana Marques.