Home / OPINIÃO / Exemplos de integração de trabalhadores com deficiência
nuno miguel fernandes deficiência no mercado de trabalho
Nuno Fernandes (Foto: Divulgaçáo)

Exemplos de integração de trabalhadores com deficiência

Por Nuno Miguel Sá Fernandes

Nesta crónica escrevo sobre alguns casos de sucesso na adaptação do posto de trabalho a trabalhadores com deficiência física ou mental.  

O processo de adaptação do posto laboral para trabalhadores com deficiência depende da estrutura empresarial das empresas que existem na sociedade laboral nacional e internacional.

Existe um grande exemplo de adaptação de trabalhadores com deficiência e na criação de uma empresa, que é a Microsoft, criada por Bill Gates, que é portador de Síndrome de Asperger, uma doença do espectro autista. Este é um exemplo internacional. 

Quando se constrói uma empresa, arquitectonicamente , tem que ser bem estruturada nesse sentido, de forma a que seja cómoda a acessibilidade à empresa, para trabalhadores com deficiência, quer para trabalhadores sem deficiência. 

Existem algumas empresas que aceitam trabalhadores com deficiência mental, como por exemplo, a multinacional IKEA que tem trabalhadores com deficiência mental e apareceu num artigo desta revista, para o qual, escrevo as minhas crónicas.

A IKEA é um exemplo de abertura de mentalidade empresarial na aceitação de trabalhadores com deficiência, no seu staff de funcionários da loja sueca, localizada aqui em Portugal. 

Considero muito importante e de estimado valor, que exista networking sobre este tipo de adaptabilidade e que o meio empresarial seja mais abrangente e igual para toda a sociedade.