ExoMars é um projeto conjunto entre a Agência Espacial Europeia e a congénere russa Roscosmos, que procura indícios de vida atual e passada em Marte.
A sonda ficará encarregue de “cheirar” a atmosfera marciana para detetar vestígios de gás como o metano, que poderão indicar a presença de alguma forma de vida no planeta e testas tecnologias para futuras missões.
A sonda Trace Gas Orbiter, bem como o módulo Schiaparelli, têm componentes criados em Portugal e foram lançadas a 14 de março do Cazaquistão. Segundo a Agência Espacial Europeia (ESA), a aterragem está prevista para esta quarta-feira, 19 de outubro.
Pode seguir a descida da sonda Schiaparelli através do livestream.
Watch #ExoMars live – @ESA_TGO orbit insertion and @ESA_EDM #marslanding – streaming starts Weds 19 October from 15:00 CEST (13:00 GMT) pic.twitter.com/m5S3B7U7Cd
— European Space Agency (@esa) October 18, 2016
Aterrar no planeta vermelho é um desafio para a Europa, que tenta fazer face aos Estados Unidos que até agora foram os únicos que conseguiram pousar módulos a funcionar em Marte.
Em 2020, a Europa e a Rússia enviarão para Marte um grande rover que beneficiará da evolução tecnológica da Schiaparelli e realizará perfurações no solo para tentar encontrar vestígios de vida bacteriana passada.