Home / MERCADO / Economia / Exportações de calçado sobem 12% em 2021 e batem recorde
calçado
Dados do World Footwear Business Conditions Survey (Foto: Arquivo)

Exportações de calçado sobem 12% em 2021 e batem recorde

As exportações de calçado em Portugal atingiram os 1.676 milhões de euros em 2021, mais 12% em relação ao ano de 2020, superando até as melhores expetativas com números recorde alcançados no último trimestre do ano passado.

A Associação Portuguesa dos Industriais do Calçado, Componentes, Artigos de Pele e Seus Sucedâneos (APICCAPS) avançou em comunicado que, em 2021, Portugal exportou 69 milhões de pares de calçado, totalizando um valor de 1.676 milhões de euros, com um acréscimo considerável nos mercados mais relevantes do mundo, realçando o alemão que teve um aumento de 28%, resultando em 389 milhões de euros para os cofres portugueses.

A APICCAPS lembrou que o impacto da pandemia nos últimos dois anos, provocou uma queda do consumo de calçado a rondar os 20% a nível mundial, que resultou numa quebra de quatro milhões de pares, “o equivalente a 70 anos de produção de calçado em Portugal”, afirmou a associação em comunicado.

Contudo, a APICCAPS revelou que “ainda que os dados internacionais apontem para uma recuperação plena do calçado a nível mundial apenas em 2023, no caso português o último trimestre do ano superou já as melhores previsões”.

“O setor terminou o ano a crescer a um excelente ritmo no exterior, sendo esse um registo que pretendemos manter em 2022”, acrescentou, ainda, Luís Onofre, presidente da APICCAPS, citado no comunicado.