Quinta-feira, Novembro 21, 2024
InícioOpiniãoExportações: o motor da economia portuguesa

Exportações: o motor da economia portuguesa

Por: António Poças, presidente da direção da NERLEI CCI – Associação Empresarial da Região de Leiria/Câmara de Comércio e Indústria


As exportações são o motor da economia nacional e são essenciais para o crescimento sustentável, a estabilidade financeira e o desenvolvimento do país.

Durante uma entrevista concedida numa deslocação a Portugal, Paul Krugman, economista norte-americano que venceu o Nobel em 2008, referiu que as exportações são a causa direta para a recuperação da economia portuguesa nos anos após a crise de 2010. Não há dúvida de que a internacionalização das empresas portuguesas é fundamental para o desenvolvimento do país, devido a vários fatores, entre os quais o fortalecimento económico do país, a criação de emprego, incentivo à competitividade, entre outros.

Neste âmbito, Portugal já construiu um caminho de sucesso, mas ainda há muito por fazer. Tendo em conta o contexto político-económico que atravessamos, o papel das associações empresariais torna-se ainda mais relevante, pois permitem a continuidade de um caminho que não pode ser interrompido, garantindo a presença em feiras de escala mundial e permitindo o contacto permanente das empresas com clientes e potenciais clientes estrangeiros.

Numa missão agregadora mostram a qualidade, inovação e criatividade do “made in Portugal”. Um trabalho imprescindível, uma vez que contribui para o potencial crescimento do tecido empresarial português, nas suas mais diversas áreas, e ajuda as empresas a alcançar o sucesso internacional.

Daí o papel, cada vez mais, relevante de várias instituições, como a NERLEI CCI -Associação Empresarial da Região de Leiria/Câmara de Comércio e Indústria, que realizam um trabalho fulcral no sentido de ajudar as empresas a potenciar os seus negócios além-fronteiras, dando um contributo valioso para um futuro próspero e sustentável do país.

Neste sentido, é de grande importância que sejam implementadas estratégias, não só com o propósito da promoção, mas também da concretização das exportações, com o objetivo de construirmos uma economia forte. Este deverá continuar a ser o nosso foco principal para, neste novo ano, contribuirmos para que as nossas empresas cheguem mais longe.

PODE GOSTAR DE LER
Continue to the category
PUB

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

PUB

SUSTENTABILIDADE

Continue to the category