Nos primeiros cinco meses deste ano, as exportações portuguesas de bens atingiram os 26 mil milhões de euros, o que representa um crescimento de 470 milhões face a 2019.
Entre janeiro e maio registou-se o valor mais elevado de exportações de bens dos últimos dois anos. De acordo com o comunicado da AICEP Portugal Global, em março foi o mês com o montante mais elevado com 5,8 mil milhões de euros.
As exportações cresceram tanto nos mercados na União Europeia e nos Países Terceiros. Ainda assim, Espanha foi o principal cliente, registando “um aumento de 511 milhões de euros relativamente a 2019, seguindo-se França, Gibraltar, Marrocos e Japão”.
Abaixo do valor registado encontram-se as exportações para a Alemanha, Reino Unido, Angola, Canadá e Áustria.
No que respeita aos produtos mais exportados encontram-se os Veículos e Outro Material de Transporte, mas mesmo assim as vendas ficaram abaixo do registado em 2019. Por oposição, registaram-se aumentos nas exportações das Máquinas e Aparelhos, dos Metais Comuns, dos Plásticos e Borracha, dos Químicos e dos Agrícolas.
De salientar que entre janeiro e abril deste ano, Portugal foi o 16º principal exportador “com um peso de 1,2% na União Europeia 27, subindo uma posição no ranking face a igual período de 2020 e 2019”. Também, “em percentagem, o crescimento das exportações portuguesas de bens foi superior aos crescimentos médios da União Europeia 27 e da Zona Euro 19”.