Home / MERCADO / Economia / Exportações portuguesas com o melhor resultado de sempre
perfil exportador exportações pme magazine
Foto de arquivo

Exportações portuguesas com o melhor resultado de sempre

Segundo as estimativas do Governo, o ano de 2016 será o melhor para as exportações portuguesas com um crescimento de 3%. Para Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, defende a necessidade de diversificar os mercados externos.

“As exportações portuguesas terão mais uma vez em 2016 o melhor resultado de sempre “, em termos reais, referiu Augusto Santos Silva.

Mesmo em termos nominais, “o saldo melhorou”, sublinhou o ministro, que referiu que “isso é muito importante, porque permite consolidar estruturalmente o equilíbrio económico”.

Santos Silva destacou que as trocas com a Europa “continuam a crescer consolidadamente”, recordando que o espaço europeu representa “mais de dois terços das exportações e importações” portuguesas.

“As exportações [para a Europa] cresceram 5% em termos nominais, cresceram mais em termos reais, e o nosso saldo positivo cresceu 183% até agosto”, disse.

Para as exportações existem “dois problemas bem localizados”: Angola e Brasil, devido à quebra nos mercados internos. O ministro sublinhou a necessidade de acompanhamento das empresas portuguesas que exercem nestes países.

Por outro lado, é preciso “insistir mais em mercados que ainda são pequenos para a dimensão da qualidade das relações bilaterais”, casos do Canadá e Argentina.

O ministro disse ainda que Portugal deve “reforçar os mercados” onde já foram criadas oportunidades para as empresas portuguesas, entre os quais México, Coreia do Sul ou países do Magrebe.