O Facebook anunciou a criação de dez mil novos empregos na União Europeia nos próximos cinco anos, considerando que “este é um momento emocionante para a tecnologia europeia”. Esta medida serve para colocar a região no centro dos seus planos, de forma a ajudar a construir o metaverso.
De acordo com o Dinheiro Vivo, a rede social explica que “o Facebook encontra-se no início de uma jornada para ajudar a construir a próxima plataforma de computação” e “juntamente com outras pessoas e entidades está a desenvolver o que é chamado de metaverso: trata-se de um projeto ambicioso que pretende criar espaços virtuais para pessoas que não estão juntas fisicamente, se reunirem, através da utilização de tecnologias como a realidade virtual e aumentada”.
No centro do metaverso, pensa-se que, ao criarmos uma maior sensação de presença virtual, estamos a equiparar a interação online à interação pessoal. Para a rede social, o metaverso “tem o potencial de ajudar a desbloquear o acesso a novas oportunidades criativas, sociais e económicas (…) tal como na Internet, a sua principal característica será a sua abertura e interoperabilidade”, segundo Javier Olivan, vice-presidente para a área de central product services do Facebook.
Desta forma, anuncia-se um novo plano para criar postos de emprego altamente qualificados na União Europeia, de acordo com o vice-presidente, que acrescenta, ainda, que “este investimento é um voto de confiança na indústria tecnológica europeia e no potencial do talento tecnológico europeu”.