Por: Redação
As energias renováveis representaram mais de 83% da produção de eletricidade desde o início do ano, de acordo com o Boletim Eletricidade Renovável elaborado pela Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN).
Assim, nos primeiros sete meses do ano, as energias renováveis contribuíram em mais de 83% para a geração do total de 28 458 GWh de eletricidade em Portugal Continental.
Esta incorporação de energia renovável na produção de eletricidade significa um aumento de 14,2% pontos percentuais face ao período homólogo do ano passado, a par de uma queda na produção de eletricidade fóssil de mais de 15% em relação aos valores registados em 2023.
A descida é justificada, principalmente, por uma queda na produção energética a partir de gás natural e pelo crescimento da tecnologia hídrica, que já representa 38,3% da eletricidade consumida em Portugal, explica a APREN.
Em relação ao preço médio horário, entre 1 de janeiro e 31 de julho, o preço registado no Mercado Ibérico de Eletricidade (MIBEL) em Portugal foi de 44,3 €/MWh, o que representa uma redução de 50,9% face ao período homólogo do ano passado.